Gestão IFCE: Tarefashttps://gestao.ifce.edu.br/https://gestao.ifce.edu.br/themes/PurpleMine2-master/favicon/favicon.ico?16840969762022-12-05T16:44:37ZGestão IFCE
Redmine Proen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #93463 (Novo): Plano de Ação 2023 - Licenciatur...https://gestao.ifce.edu.br/issues/934632022-12-05T16:44:37ZRaimundo Nonato Araújo da Silva
<p>A presente atividade é o plano de ação da Coordenadoria de Matemática para o curso de Licenciatura em Matemática do campus Fortaleza. Consta em anexos a ATA do colegiado do curso ARPOVANDO o plano de ação e o PARECER favorável da DIREN - Diretoria de Ensino do campus fortaleza.</p> Proen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #86408 (Novo): Plano Anual Coordenador - Curso ...https://gestao.ifce.edu.br/issues/864082022-02-28T15:49:58ZGermario ARAÚJO
<p>Inserido no Gestão IFCE o plano de ação do coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do campus Juazeiro do Norte - CE</p> Proen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #84142 (Novo): Ação de Educação Emocional em Cu...https://gestao.ifce.edu.br/issues/841422022-02-16T13:52:14ZRebeca Fernandes Martinsrebeca.fernandes@ifce.edu.br
<p>Ação a ser realizada junto às novas turmas do Curso Técnico de Redes de Computadores com a finalidade promover espaços de diálogos sobre educação emocional, saúde mental e retorno às atividades presenciais após a pandemia. Foram abordadas a importância da meditação para redução dos níveis de ansiedade e estresse, aumento do foco e da concentração e a importância do reconhecimento e educação das nossas emoções nesse período.</p> Proen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #84135 (Novo): Planejar e executar as ações da ...https://gestao.ifce.edu.br/issues/841352022-02-16T12:26:15ZAnderson Douglas Freitas PedrosaProen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #84129 (Novo): Elaborar o horário de aulas do s...https://gestao.ifce.edu.br/issues/841292022-02-15T20:18:16ZSamuel Alves Soares
<p>O semestre 2022.1 iniciará em Abril de 2022. O horário de aulas deve ser elaborado junto aos professores do curso.</p> Proen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #84128 (Novo): Elaborar plano de ação do coorde...https://gestao.ifce.edu.br/issues/841282022-02-15T20:13:18ZSamuel Alves Soares
<p>Elaborar plano de ação do coordenador do curso de Tecnologia em Telemática para o ano de 2023.</p> Proen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #84127 (Novo): Acompanhar e prestar atendimento...https://gestao.ifce.edu.br/issues/841272022-02-15T20:12:05ZSamuel Alves Soares
<p>Durante o semestre, os alunos do curso de Tecnologia em Telemática realizam várias solicitações, via sistemas do IFCE, concernentes a: matrícula, trancamento de componentes curriculares, quebras de pré-requisito, cancelamento de matrícula, justificativa de falta, segunda chamada, aproveitamento de disciplinas, entre outros. A coordenação precisa fazer o contínuo acompanhamento e análise dessas solicitações e obter informações necessárias para maximizar o êxito dos alunos.</p> Proen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #84126 (Novo): Elaborar relatório do plano de a...https://gestao.ifce.edu.br/issues/841262022-02-15T20:10:07ZSamuel Alves Soares
<p>Elaborar o relatório do plano de ação do coordenador do curso de Tecnologia em Telemática do ano de 2022.</p> Proen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #84082 (Novo): PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO 2022https://gestao.ifce.edu.br/issues/840822022-02-15T02:29:50ZAna Raquel de Oliveira Mano
<p>Apresentar o Plano de Ação a ser desenvolvido no ano de 2022 pela Coordenação do Curso de Bacharelado em Agronomia.</p> Proen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #84081 (Novo): RELATÓRIO DE AÇÕES 2021 COORDENA...https://gestao.ifce.edu.br/issues/840812022-02-15T02:27:05ZAna Raquel de Oliveira Mano
<p>Relatório com a descrição das ações desenvolvidas em 2021 pela Coordenação do Curso de Bacharelado me Agronomia - campus Limoeiro do Norte.</p> Proen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #84080 (Novo): Elaborar, executar e avaliar o p...https://gestao.ifce.edu.br/issues/840802022-02-14T19:57:41ZEdilene Teles da Silva
<p>1. O plano de ação da Coordenação Técnico-Pedagógica (CTP) do campus Caucaia é elaborado no início de cada ano letivo, observando-se o Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFCE (2017-2024) e a nota técnica N° 003/2015/PROEN/IFCE, que define as atribuições das Coordenações Técnico-Pedagógicas, dentro de três eixos de atuação: planejamento, assessoramento e avaliação.</p>
<p>2. Ao final de cada semestre letivo, os membros do setor, avaliam as ações planejadas/executadas e a partir desta avaliação podem realizar alterações em algumas atividades planejadas para o semestre letivo seguinte.</p>
<p>3. Diante do exposto, está disponível o Plano de Ação da CTP 2022.1 e o relatório das atividades executadas pelo setor, será disponibilizado ao final do referido período letivo.</p> Proen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #84078 (Novo): Realizar reuniões para planejame...https://gestao.ifce.edu.br/issues/840782022-02-14T19:05:02ZEdilene Teles da Silva
<p>1. Realizar reunião semanal, sob a mediação da coordenadora da CTP em atenção à nota técnica N° 003/2015/PROEN/IFCE que define as atribuições das Coordenações Técnico-Pedagógicas, dentro dos eixos de atuação do planejamento, assessoramento e avaliação, propondo pautas para que os membros do setor, de forma conjunta e colaborativa, avaliem as ações desempenhadas, definam novos encaminhamentos e distribuam tarefas, conforme as habilidades e atribuições do cargo de cada um.<br />2. As reuniões acontecerão, toda sexta-feira, às 15h, na sala da CTP.<br />3. Também haverá reuniões realizadas entre os servidores da CTP e Chefia do Departamento de Ensino, Coordenação do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Setor de Comunicação Social, Coordenação de Controle Acadêmico (CCA) e coordenadores de cursos, sempre que houver necessidade de discussão sobre pautas de ações específicas como reuniões de pais, conselho de classe, produção de notas técnicas com orientações aos docentes, dentre outras questões que se apresentarem como necessárias.</p> Proen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #84076 (Novo): Atuar no planejamento e execução...https://gestao.ifce.edu.br/issues/840762022-02-14T17:52:40ZEdilene Teles da Silva
<p>1. A Coordenação Técnico-Pedagógica participa do planejamento do evento, juntamente com a Chefia do Departamento de Ensino, efetivando diversas ações, tais como: definição da pauta; contato com os palestrantes; solicitação de divulgação do evento ao Setor de Comunicação Social; elaboração de instrumental para avaliação do evento pelos participantes, bem como, das listas para registro de participação dos presentes, dentre outras.</p>
<p>2. O Encontro Pedagógico 2022.1, ocorreu de forma remota, por meio da Ferramenta Google Meet. A programação aconteceu nos dias 24/01/2022 e 25/01/2022 (8h às 17h) e teve como temática “Acolher e (re)começar: que bom ter você de volta!”</p> Proen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #84075 (Novo): Executar ação destinada aos estu...https://gestao.ifce.edu.br/issues/840752022-02-14T17:36:10ZEdilene Teles da Silva
<p>1. Realização, mensal, de atividades pedagógicas específicas com foco nas turmas ingressantes para discutirmos situações mais recorrentes, no que se refere à rotina estudantil em torno do Regulamento da Organização Didática (segunda chamada, justificativa de faltas, processo de avaliação, média, progressão e recuperação de aprendizagem), planejamento de horário de estudos, estratégias de aprendizagem e para ampliarmos a motivação para estudar, bem como, sobre questões que contribuam para a adaptação dos discentes a esta etapa da formação básica e profissional.</p>
<p>2. Realização de outras intervenções pedagógicas, a partir de demandas dos docentes, coordenadores ou alunos.</p> Proen - Acompanhamento PPE (até 2021) - Atividade #84074 (Novo): Realizar atendimento semanal e r...https://gestao.ifce.edu.br/issues/840742022-02-14T15:31:24ZEdilene Teles da Silva
<p>Para promoção do diálogo com as famílias dos estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados serão realizadas reuniões periódicas e atendimento semanal remoto a partir do dia 16/02/2022.</p>
<p>O atendimento semanal remoto será feito por servidores da Coordenação Técnico-Pedagógica e acontecerá toda quarta-feira, das 18h às 19h, e as reuniões periódicas com os pais, docentes, coordenações de cursos e gestão serão as seguintes:</p>
1. Reunião remota, por meio da Ferramenta Google Meet, com os pais/ responsáveis dos alunos ingressantes nos cursos técnicos integrados: Dia 16/02/2022 às 19h (Metalurgia); Dia 17/02/2022 às 19h (Química) e Dia 18/02/2022 às 18h (Eletroeletrônica). O relatório desta reunião foi enviado para o grupo gestor, não sendo lançado nesta ferramenta por conter o registro de situações específicas de estudantes menores. Assim, seguem as seguintes informações: Número de pais/responsáveis que estiveram presentes nesta reunião: 46 (quarenta e seis) do curso de Metalurgia; 24 (vinte e quatro) do curso de Química e 22 (vinte e dois) do curso de Eletroeletrônica. Pauta:
<ul>
<li>Boas-vindas do Diretor Geral, Chefia do Departamento de Ensino e coordenações;</li>
<li>Informação sobre atualização dos contatos;</li>
<li>Apresentação da CTP: normas e funcionamento da instituição, serviços disponíveis;</li>
<li>Apresentação dos procedimentos para justificativa de faltas, no caso de sintomas gripais;</li>
<li>Importância do uso da máscara facial PFF2;</li>
<li>Eleição dos representantes de pais para participação nas reuniões do Conselho de Classe.</li>
</ul>
<p>2. Reunião no dia 23/02/2022 às 19h, por meio da Ferramenta Google Meet, com os estudantes avaliados no Conselho de Classe Deliberativo 2021.2 e os seus respectivos pais, porque de acordo com o Regulamento do Conselho de Classe dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, aprovado pela Resolução CONSUP nº 35 de junho de 2016, os estudantes avaliados pelo Conselho de Classe Deliberativo e os seus respectivos responsáveis legais devem ser notificados e orientados sobre a situação acadêmica no referido período letivo a que foram submetidos ao processo de avaliação. Na oportunidade, todos os pais e alunos assinarão um termo de acordo: os alunos assumindo determinadas responsabilidades para obterem êxito em suas vidas acadêmicas; e os pais, o compromisso de monitorarem os filhos para que cumpram as responsabilidades assumidas.</p>
<ul>
<li>A reunião aconteceu, conforme o previsto e o relatório desta reunião foi enviado ao grupo gestor, não sendo lançado nesta ferramenta por conter o registro de situações específicas de estudantes menores.Assim, seguem as seguintes informações: Foram convocados 46 (quarenta e seis) alunos do curso de Eletroeletrônica; 60 (sessenta) do curso de Metalurgia; 10 (dez) do curso de Petroquímica e 24 (vinte e quatro) do curso de Química. Entretanto, apenas 9 (nove) estudantes compareceram, a saber: 4 (quatro) do curso de Química; 2 (dois) de Metalurgia e 3 (três) do curso de Eletroeletrônica. Além destes, uma mãe de uma estudante do curso de Química, entrou em contato, por email, no dia seguinte à reunião (24/02/2022), e, por meio de ligação no aplicativo whatsApp foram repassadas todas as informações, porque por motivo de trabalho, não conseguiu participar da reunião. Também um aluno do curso de Eletroeletrônica procurou à CTP, porque estava sem conexão com a internet e obteve todas as informações.</li>
</ul>
<ul>
<li>Durante a reunião, fizemos uma coleta de dados, para identificarmos os motivos pelos quais, na visão dos alunos, atribuem às suas reprovações no semestre anterior e foram levantadas algumas informações: sentimento de inferioridade; problemas psicológicos; desgaste mental por causa da pandemia; falta de aplicação de uma rotina de estudos; falta de conexão com a internet (não conseguiu obter um chip de dados); dificuldade para conciliar vida pessoal e estudos; problemas familiares; morte de um familiar próximo; não adaptação ao ensino remoto. Este levantamento foi encaminhado às coordenações, bem como, a informação da baixa frequência para pensarmos estratégias, de forma conjunta, visando melhorarmos essa adesão.</li>
</ul>
<p>3. Reunião, ao final da primeira etapa, no dia 12/05/2022 às 19h, por meio da Ferramenta Google Meet, ou no formato presencial, para a entrega dos resultados de aprendizagem dos estudantes e fornecimento de orientações acerca da maneira como os pais/responsáveis podem melhor acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos.</p>
<p>4. Importante dizer, que poderão ser realizadas outras reuniões, além das citadas, quando for considerado necessário.</p>