Projeto

Geral

Perfil

Ações

PAA-Ação PPE #120668

Aberta

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO 2023

Adicionado por Marcius Tulius Soares Falcão aproximadamente 1 ano atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Média
Atribuído para:
Início:
06/02/2023
Data prevista:
23/12/2023 (aproximadamente 5 meses atrasado)
% Terminado:

0%

Tempo estimado:
Campus:
FORTALEZA
Responsável pela atividade:
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI94
Previsão orçamentária (R$):

Descrição

Este Plano de Ação da Coordenadoria do curso Técnico em Guia de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Fortaleza, apresenta o conjunto das ações a serem desenvolvidas visando à melhoria do curso e a excelência nas atividades desenvolvidas.
Trata-se de um trabalho participativo que envolverá a equipe de profissionais que faz parte desta Coordenadoria e Departamento de Turismo, tendo em vista a consolidação das ações pedagógicas que deverão ser desenvolvidas ao longo deste ano que se inicia, em consonância com as diretrizes contidas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da referida Instituição.
Em 1972 foi criado o Curso Técnico de Turismo da antiga Escola Técnica Federal do Ceará, marco histórico da rede Federal. A área de turismo no IFCE comemorou este ano o Jubileu. Em 1993 os alunos passaram a ter o direito de se cadastrarem para atuar como guia de turismo.
O Curso Técnico em Guia de Turismo, no formato atual, foi criado em 2010, seguindo as orientações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Antes ele era denominado de Agenciamento e Guia, formando um técnico que além de guia, também era agente de viagens. Em 2018, teve sua Matriz atualizada conforme análises e ponderações de professores e alunos do curso, com o propósito de melhor adequar às tendências do setor produtivo. Vale ressaltar que os ajustes na matriz não alteram os objetivos do curso e nem o perfil de formação, apenas melhoram a sua viabilização.
Em 2022.02 o curso conta com 57 alunos regularmente matriculados, 38 com matrícula trancada e 10 abandonaram. Tendo em vista a pandemia houve retenção de alunos, contudo em 2022.01 13 alunos concluíram o curso. Tendo para 2022.02 uma previsão de 17 alunos. Estas informações foram retiradas do Sistema Acadêmico, no dia 29/11/2022, estando sujeitas as mudanças.


Arquivos

Nenhuma informação disponível

Ações

Exportar para Atom PDF