Projeto

Geral

Perfil

Ações

PAA-Ação PPE #150664

Fechada

PDI - Indicador #119955: 05 - Evasão Ciclo

Realizar ação para contribuir no acompanhamento da frequência dos estudantes. – Semestre letivo 2023.2

Adicionado por Francisco Reginaldo Alves B. Aguiar 12 meses atrás. Atualizado 7 meses atrás.

Situação:
Encerrado
Prioridade:
Alta
Início:
08/07/2023
Data prevista:
31/12/2023
% Terminado:

100%

Tempo estimado:
Campus:
CAUCAIA
Responsável pela atividade:
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI67
Previsão orçamentária (R$):

Descrição

  • A partir das deliberações do Conselho de Classe Deliberativo, ao final de cada semestre, sistematizar os dados dos alunos que registraram um alto registro de faltas no semestre anterior, destacando a idade (maior/menor), ano de ingresso, número de reprovações e faltas para subisidiar as ações descritas abaixo:

*Alunos menores: Solicitar à gestão o envio de correspondência formal para os responsáveis dos alunos menores, informando sobre a infrequência do estudante e a necessidade da família ser uma parceira da instituição de ensino no acompanhamento da frequência escolar dos seus filhos. Aplicar questionário para tentarmos identificar os motivos pelos quais os levaram a essa condição (aplicação na CTP por meio da organização de pequenos grupos).

*Alunos maiores: Aplicar um questionário para tentarmos identificar os motivos pelos quais os levaram a essa condição (aplicação na CTP por meio da organização de pequenos grupos); Promover uma reunião com todos os alunos maiores que apresentaram alto registro de faltas no semestre anterior para promover um diálogo a partir dos dados que foram coletados. A ação terá como objetivo ouvir os alunos, bem como motivá-los a se comprometerem mais com a sua própria aprendizagem. Os resultados da pesquisa serão encaminhados aos docentes e coordenadores dos cursos para que elaborem novas estratégias, visando o atendimento das necessidades desses discentes.

  • Ao longo de todo o semestre, os servidores do setor executarão o assessoramento aos docentes e coordenadores dos cursos no acompanhamento da frequência dos alunos, realizando contatos com os discentes (pais/responsáveis, no caso de menores) que não estão frequentando às aulas ou não estão realizando as atividades, e que os professores adotaram estratégias metodológicas ou já fizeram, no mínimo, duas tentativas de contatos e não obtiveram êxito. As Assistentes de Aluno efetuarão os procedimentos cabíveis: contato com os responsáveis (e-mails e telefonemas); registros e retorno aos setores envolvidos para continuidade do acompanhamento

Fatores Internos à Instituição. Medida de Intervenção: 67

Data de início: 08/07/2023 Previsão de término: 31/12/2023.

Ações #1

Atualizado por Francisco Reginaldo Alves B. Aguiar12 meses

  • Med Inter ajustado para MI67
  • Fator ajustado para F2. Fatores Internos à Instituição
  • Tipo alterado de PAA-Ação para PAA-Ação PPE
Ações #2

Atualizado por Francisco Reginaldo Alves B. Aguiar7 meses

  • % Terminado alterado de 0 para 100
  • Situação alterado de Novo para Em andamento
Ações #3

Atualizado por Francisco Reginaldo Alves B. Aguiar7 meses

  • Situação alterado de Em andamento para Encerrado
Ações

Exportar para Atom PDF