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PAA-Ação PPE #150687

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PDI - Indicador #119478: 27 - Qualidade das ações integradas

Intervenção em turma - Jogo da Concórdia

Adicionado por Miliany Michelly Barreto de Souza 9 meses atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Média
Início:
03/03/2023
Data prevista:
03/03/2023 (aproximadamente 14 meses atrasado)
% Terminado:

100%

Tempo estimado:
2.00 h
Campus:
ITAPIPOCA
Responsável pela atividade:
Michelly Barreto (Psicologia CAE); André Magri (CTP); Jefferson Maia (Coordenação de Curso Informática)
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI222
Previsão orçamentária (R$):

Descrição

Objetivo:
Ação de acordo de convivência e mediação de conflito com turma de Informática, 5º semestre, após conflitos oriundos de "jogo da discórdia", atividade idealizada e realizada entre alunos da turma.
Público alvo:
Estudantes da turma de Informática S5
Núm. participantes previstos:
17
Profissional responsável:
Michelly Barreto (Psicologia CAE); André Magri (CTP); Jefferson Maia (Coordenação de Curso Informática)
Carga horária:
2h
Local:
Sala de aula da turma
Metodologia:
Exibição de vídeo "Você sofria bullying na escola?"; recomendação da cartilha "bullying não é brincadeira"; Dinâmica após vídeo: em papel, falar sem se identificar e em uma palavra ou frase sobre como a pessoa se sentiu com o "Jogo da Discórdia". Sortear os papéis e redistribuir. Falar aos participantes que aquele sentimento sorteado no papel é o seu sentimento naquele momento, não o do outro. Perguntar "como é se sentir assim?"; Abrir para deate entre a turma. Após o debate entre a turma, realizado o "Jogo da Concórdia": Cada estudante deveria escolher alguém da turma para falar, presencialmente e sinceramente, qualidades do colega. Atividade de Conclusão: Retorno e avaliação do momento.
Data início:
03/03/2023
Data fim:
03/03/2023
Número de participantes:
Direitos Humanos:
Sim
Temática na área de Direitos Humanos:
bullying
Articulação para a atividade?:
Ensino
Medidas de Intervenção:
MI222
Resultados:
A Coordenação do Curso relatou que, após a ação executada pela equipe, as relações entre os estudante da turma apresentou melhoras.
Comentários adicionais:
A atividade teve êxito de execução, considerando a receptividade da turma para participar do debate; além da demanda pela resolução do conflito. Aspectos positivos: Os estudantes avaliaram o momento como positivo e necessário para a resolução do conflito; Aspectos negativos: A temática "Bullying" e o sofrimento apresentado por alguns estudantes vítimas do bullying gerado pelo "Jogo da Discórdia" foi gatilho para colegas durante a condução do momento. Além do momento de fala, o "Jogo da Concórdia" conseguiu prover alívio à situação de tensão gerada.


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