Projeto Estratégico #153227
AbertaImplementação da curricularização da extensão no IFCE
58%
Descrição
Integrar as atividades de extensão ao currículo dos cursos de graduação, garantindo que os estudantes participem ativamente de projetos extensionistas.
Atualizado por Ana Cláudia Uchoa Araújo há mais de 1 ano
- Início ajustado para 01/01/2025
- Atribuído para ajustado para Cristiane Sousa da Silva
- Data prevista ajustado para 31/12/2025
Atualizado por Francisca Flavia Plutarco Lopes dos Santos há aproximadamente 1 ano
- % Terminado alterado de 0 para 30
- Continuidade de atividades de análise de PPC's de graduação - PROEN e PROEXT, encaminhamento posterior aos conselhos, com vistas à adequação a curricularização da extensão. Etapa I - Normatização da curricularização da extensão.
Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes há 9 meses
- Âmbito do projeto ajustado para Institucional
- Patrocinador ajustado para Ana Uchoa
- Campus ajustado para REITORIA
- Tarefa mãe excluído (
#153224) - Prioridade alterado de Média para Alta
- Data prevista alterado de 31/12/2025 para 28/12/2028
- Tipo alterado de Cronograma de etapas para Projeto Estratégico
- Objetivos PDI 2024-28 OE-17 Integrar a extensão de forma efetiva aos currículos acadêmicos, com o propósito de capacitar os estudantes para aplicar o conhecimento em benefício da comunidade. adicionado
- Alinhamento PDI 2024-2028 adicionado
Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes há 9 meses
- Categoria ajustado para Ensino
Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes há 9 meses
- Categoria alterado de Ensino para Extensão
Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes há 9 meses
- Subtask #153228 adicionado
Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes há 9 meses
- Descrição atualizado(a) (diff)
- Título alterado de Integrar as atividades de extensão ao currículo dos cursos de graduação, garantindo que os estudantes participem ativamente de projetos extensionistas. para Implementação da curricularização da extensão no IFCE
Atualizado por Ana Cláudia Uchoa Araújo há aproximadamente 1 mês
- Situação alterado de Novo para Em andamento
Atualizado por Ana Cláudia Uchoa Araújo há 27 dias
Objetivo Estratégico: Fortalecer a Curricularização da Extensão nos Campi, em Parceria com a PROEN
No ciclo 2025–2026, a articulação entre a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) consolida a transição da curricularização de uma etapa consultiva para uma política institucional de governança participativa e fomento indutor, alinhada ao Objetivo Estratégico do PDI.
As ações integradas dividem-se em quatro eixos centrais:
1. Governança Cooperativa e Alinhamento Normativo
Segurança Jurídica e Padronização: Emissão de ofícios conjuntos para regular procedimentos acadêmicos.
Modelo de Edital Padronizado (Março de 2026): Atualização e publicação do Modelo de Edital de Apoio à Curricularização, que baliza as chamadas internas dos campi.
Indissociabilidade: Atuação contínua das Pró-reitorias (PROEXT, PROEN, PRPI) para garantir a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
Redes de Inclusão na curricularização: O processo assegura a participação ativa dos NAPNEs e demais núcleos de ações afirmativas desde o desenho pedagógico das disciplinas.
2. Assessoramento Técnico-Pedagógico e Formação
Adequação Qualitativa de PPCs: Regime contínuo de consultoria e análise de Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de graduação e educação profissional, adequando-os de forma orgânica às exigências da Resolução CNE/CES nº 7/2018.
Equipe de Apoio e Trilhas Formativas: Está em fase de Planejamento para implementar uma Equipe de Apoio à Gestão (EAG) focada em diagnosticar o diálogo dos projetos com as disciplinas, somado à reativação de Trilhas Regionais Bimensais para formação continuada de gestores locais.
Ecossistema Digital de Suporte: Atualização do Guia da Curricularização da Extensão e do portal institucional, reunindo tutoriais, dentre outros materiais ágeis de suporte para dirimir dúvidas de servidores e estudantes.
3. Fomento Acadêmico e Operacionalização Sistêmica
Política Inédita de Financiamento (2026): Lançamento dos primeiros editais de fomento financeiro específico para programas, projetos, cursos e eventos vinculados aos componentes curriculares, impulsionando a participação estudantil em campo.
Integração Tecnológica (SUAP Edu): Suporte técnico para a migração dos dados do antigo sistema SigProext para a Aba Extensão dentro do SUAP Edu, otimizando o registro acadêmico e facilitando o acompanhamento pedagógico das horas cumpridas pelos alunos.
4. Sensibilização e Gestão do Conhecimento: Os Seminários de Consolidação (Junho de 2026)
Como ápice da socialização científica e pedagógica do período, a PROEXT e a PRPI realizaram, de forma unificada nos dias 24 e 25 de junho de 2026, no campus de Acaraú, dois marcos fundamentais de debate institucional que reuniram mais de 220 participantes e 63 trabalhos aprovados: o I Seminário de Curricularização da Extensão na Graduação do IFCE: Focado no compartilhamento e avaliação das primeiras experiências práticas resultantes da inserção obrigatória de 10% da carga horária dos cursos de graduação em ações comunitárias. O encontro serviu para alinhar metodologias acadêmicas e dar visibilidade aos impactos gerados nos territórios cearenses.
O II Seminário de Extensão da Pós-Graduação do IFCE: Voltado à consolidação da extensão no âmbito do stricto e lato sensu (onde sua adoção no IFCE é facultada em até 5%, mas altamente incentivada). O seminário promoveu o debate sobre a indissociabilidade entre a pesquisa avançada e as demandas da sociedade, estimulando que a produção científica de alto nível dialogue horizontalmente com os saberes populares e tradicionais.