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Projeto Estratégico #155709

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Criação e Implantação do(s) Curso(s) Técnico Integrado

Adicionado por Glauter dos Santos Guimaraes 18 dias atrás. Atualizado 18 dias atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Média
Atribuído para:
Categoria:
Ensino
Início:
01/06/2025
Data prevista:
30/11/2026 (Previsto para aproximadamente 17 meses)
% Terminado:

0%

Campus:
TIANGUÁ
Entrega(s) do projeto:

1. Relatório de Diagnóstico Institucional e Projeções de Adequação Legal

2. Relatório do Estudo de Potencialidades da Região

3. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Curso Técnico Integrado

4. Aprovação Institucional do Curso

Processo SEI relacionado:
23491.004003/2025-08
Alinhamento :
PDI 2024-2028
Patrocinador:
Clemilton da Silva Ferreira
Custo Estimado (em R$):
Objetivos PDI 2024-28:
OE-11 Alinhar a oferta de vagas às exigências legais estabelecidas, garantindo a disponibilidade adequada de vagas para os cursos técnicos, licenciaturas e PROEJA.

Descrição

2.1. Justificativa do Projeto

A criação do curso técnico integrado no IFCE campus Tianguá é uma iniciativa estratégica que se alinha diretamente à missão institucional e às diretrizes da Lei nº 11.892/2008, que criou os Institutos Federais. Conforme o Art. 8º da referida Lei, os IFs devem destinar 50% da oferta de suas vagas para os cursos técnicos, prioritariamente os integrados, e 20% para os cursos de Licenciatura. Esta prioridade reflete o compromisso com uma formação profissional técnica de nível médio que integra o ensino médio regular com a educação profissional, proporcionando uma formação mais completa e contextualizada aos estudantes.

De acordo com o IFCE em Números, até o semestre 2024.2 o IFCE campus Tianguá possuía em torno de 719 matrículas ativas, sendo 572 a nível de graduação e 147 a nível de curso técnico subsequente. Isso significa que apenas aproximadamente 20% das matrículas ativas do campus são em cursos técnicos, um percentual abaixo da meta legal de 50% para a oferta de cursos técnicos, com prioridade para os integrados.

Além disso, a análise dos dados de permanência e êxito revela um desafio considerável: o percentual de evasão dos cursos técnicos subsequentes é de aproximadamente 48,8%. Este alto índice de evasão aponta para a necessidade de repensar as estratégias de oferta e permanência. A modalidade de curso técnico integrado, ao proporcionar uma formação mais coesa e engajadora desde o início do ensino médio, tende a apresentar menores índices de evasão, pois o estudante se sente mais conectado e motivado pela formação profissional que se desenvolve em paralelo com o currículo do ensino médio. Nesse sentido, a oferta de cursos integrados pode ser uma ferramenta eficaz para reverter esse cenário, garantindo maior sucesso e conclusão para os estudantes.


Arquivos


Subtarefas 4 (4 abertas0 fechada)

Cronograma de etapas #155710: Relatório de Diagnóstico Institucional e Projeções de Adequação Legal.NovoFelipe Moreira Barboza01/06/202531/08/2025

Ações
Cronograma de etapas #155711: Relatório do Estudo de Potencialidades da RegiãoNovoFelipe Moreira Barboza01/08/202530/11/2025

Ações
Cronograma de etapas #155712: Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Curso Técnico IntegradoNovoFelipe Moreira Barboza01/02/202631/08/2026

Ações
Cronograma de etapas #155713: Aprovação Institucional do CursoNovoFelipe Moreira Barboza01/08/202630/11/2026

Ações
Ações #1

Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes18 dias

  • Subtask #155710 adicionado
Ações #2

Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes18 dias

  • Subtask #155711 adicionado
Ações #3

Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes18 dias

  • Subtask #155712 adicionado
Ações #4

Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes18 dias

  • Subtask #155713 adicionado
Ações

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