Projeto Estratégico #155851
AbertaProtagonismo Juvenil: Agora é a nossa vez!
44%
1. Reunião com Coordenadores e docentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio
2. Pré-seleção dos estudantes que participarão do projeto
3. Encontros de formação/seleção dos estudantes pré-selecionados, com base teórica nos quatro pilares de aprendizagens: aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer
4. Encontros de planejamentos para a acolhida aos estudantes novatos
5. Acolhida aos estudantes novatos
6. Reunião com docentes para socialização das experiências da acolhida
7. Reuniões de avaliação individual e coletiva com a equipe responsável pelo projeto
8. Encontros de formação acerca de temáticas específicas para atuação dos protagonistas junto à equipe de Assistência Estudantil
9. Atuação dos protagonistas em projetos, programas e ações da Assistência Estudantil
Descrição
2.1. Justificativa do Projeto
O protagonismo juvenil é uma forma de atuação com jovens, a partir das suas percepções de vida e de realidades. Trata-se de um método pedagógico de desenvolvimento pessoal e social do/a jovem, como forma de educá-lo/a para a autonomia, solidariedade, compromisso e competência.
É nesse contexto que a escola se faz o ambiente ideal e necessário de construção dessa participação ativa e efetiva, de um cenário de criatividade, paz, construção de conhecimentos e habilidades, bem como de respeito à diversidade de sujeitos, formas e experiências vivenciadas.
Assim, o projeto “Protagonismo Juvenil, agora é a nossa vez!, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Iguatu, surge na perspectiva de que se estabeleça nos processos, rotinas pedagógicas, movimentos, atividades educativas e sociais, o papel do jovem protagonista, assumindo de fato o papel de “ator principal”, auxiliados ou não pela equipe multiprofissional e demais educadores.
2.3. Escopo do projeto
Em reunião com Coordenadores de cursos e professores, serão indicados estudantes dos primeiros anos do ensino médio que apresentam aspectos relacionados aos seguintes critérios: responsabilidade, disciplina, assiduidade, pontualidade, capacidade para solucionar problemas, capacidade para trabalhar em grupos, liderança.
Após a seleção dos estudantes, iniciará o processo formativo, que se constituirá em espaços de descobertas nos quais os estudantes terão plenas condições de refletir sobre sua identidade, compreendendo, a partir do conhecimento compartilhado por meio do aprendizado colaborativo, se de fato ele deseja assumir o papel de protagonista no ambiente escolar e demais espaços de convivência.
O conteúdo será repassado por meio de exposição dialogada, vivências, reflexões, fomentando sempre o diálogo, as descobertas pessoais e as relações com o outro, a natureza, o transcendente, permitindo aos estudantes exercitarem a sua autonomia e serem corresponsáveis nos processos pessoais e coletivos, mediados por dinâmicas de grupos, jogos interativos, aprofundamento teórico dos conhecimentos sempre articulados com práticas e vivências, dentre outros.
As atividades práticas serão planejadas e executadas pelos estudantes protagonistas de forma colaborativa e acompanhadas pelos profissionais da equipe de assistência estudantil
Subtarefas 17 (11 abertas — 6 fechadas)
Atualizado por Sandy Andreza de Lavor Araujo há 6 dias
- Início alterado de 11/08/2025 para 21/10/2024
Atualizado por Sandy Andreza de Lavor Araujo há 6 dias
- Subtask #155869 adicionado
Atualizado por Sandy Andreza de Lavor Araujo há 6 dias
- Subtask #155870 adicionado
Atualizado por Sandy Andreza de Lavor Araujo há 6 dias
- Subtask #155871 adicionado
Atualizado por Sandy Andreza de Lavor Araujo há 6 dias
- Subtask #155872 adicionado
Atualizado por Sandy Andreza de Lavor Araujo há 6 dias
- Subtask #155873 adicionado
Atualizado por Sandy Andreza de Lavor Araujo há 6 dias
- Subtask #155874 adicionado
Atualizado por Sandy Andreza de Lavor Araujo há 6 dias
- Subtask #155878 adicionado
Atualizado por Sandy Andreza de Lavor Araujo há 6 dias
- Subtask #155883 adicionado