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Projeto Estratégico #156730

Aberta

Trilhas de Inclusão e Inovação

Adicionado por Glauter dos Santos Guimaraes 3 dias atrás. Atualizado 3 dias atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Média
Atribuído para:
Categoria:
Extensão
Início:
02/02/2026
Data prevista:
02/06/2026 (Previsto para aproximadamente 6 meses)
% Terminado:

0%

Campus:
ACARAÚ
Entrega(s) do projeto:

- Módulo 1: Implementação do Guia Prático PEI-AC: Curso EaD sobre o uso de checklists e modelos padronizados, com foco nas normas da Resolução N° 340.
- Módulo 2: IA Aplicada à Acessibilidade Curricular: Curso EaD prático sobre como usar ferramentas de IA (ex: prompts) para criar materiais acessíveis e adaptar planos de aula..
- Material Didático (Acessível): Slides, vídeos legendados e apostilas digitais em formato acessível.

Processo SEI relacionado:
2323264.000003/2025-19
Alinhamento :
PDI 2024-2028
Patrocinador:
Rubens Galdino Feijó
Custo Estimado (em R$):
Não se aplica.
Objetivos PDI 2024-28:
OE-20 Estabelecer uma cultura institucional de inclusão, diversidade e acessibilidade no ambiente educacional do IFCE.
Âmbito do projeto:
Setorial

Descrição

2.1. Justificativa do Projeto

A implementação bem-sucedida do Plano Especializado Individual de Acessibilidade Curricular (PEI-AC) e o cumprimento da meta estratégica de "Estabelecer uma cultura institucional de inclusão" dependem diretamente da capacitação contínua e acessível do corpo docente. O desenvolvimento do Guia Prático PEI-AC resolve o problema da falta de padronização, mas a sua eficácia só será alcançada se os professores dominarem o uso dessa ferramenta e souberem aplicá-la em seu planejamento pedagógico diário. Sem um treinamento formal, o Guia corre o risco de se tornar apenas mais um documento, e a cultura de inclusão desejada falhará em se concretizar de maneira uniforme em todas as áreas do Campus, minando o esforço de atender as diretrizes da Resolução N° 340.

A necessidade de incluir o treinamento sobre Inteligência Artificial (IA) na elaboração do PEI-AC reflete a urgência do IFCE em alinhar suas práticas pedagógicas com as ferramentas da Sociedade 4.0. As IAs (como modelos de linguagem) oferecem um potencial enorme para auxiliar o professor na personalização do ensino, sugerindo adaptações curriculares, simplificando textos complexos para diferentes níveis de compreensão e gerando ideias de atividades acessíveis em tempo recorde. Ao capacitar os docentes a utilizarem essas ferramentas de forma ética e eficiente, o Campus não apenas otimiza o tempo de planejamento dos professores, mas também eleva a qualidade e a especificidade das adaptações curriculares, garantindo uma resposta mais rápida e eficaz às necessidades individuais de cada aluno.

Portanto, o projeto Trilhas de Inclusão e Inovação (com foco inicial na utilização do Guia Prático PEI-AC e no uso de IAs) se justifica como um investimento na excelência pedagógica e na tecnologia a serviço da inclusão. A oferta dos cursos em formato EaD (disponíveis no site do Campus) garante a acessibilidade e a flexibilidade necessárias para que todos os docentes, em diferentes regimes de trabalho, possam participar, criando uma base de conhecimento sólida e uniforme. Isso assegura que o corpo docente tenha as competências necessárias para transformar a teoria da Resolução N° 340 em práticas pedagógicas concretas e inovadoras, consolidando a cultura de inclusão no Campus Acaraú.


Arquivos

SEI_8197117_Termo_de_Abertura_de_Projeto___TAP.pdf (60,5 KB) SEI_8197117_Termo_de_Abertura_de_Projeto___TAP.pdf Termo de Abertura de Projeto Glauter dos Santos Guimaraes, 05/12/2025 16:18 h
Ações #1

Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes3 dias

  • Arquivo excluído (SEI_8197107_Termo_de_Abertura_de_Projeto___TAP.pdf)
Ações #2

Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes3 dias

  • Data prevista alterado de 02/08/2026 para 02/06/2026
Ações

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