Atividade #40631
FechadaAções voltadas para a construção de um ambiente educacional acolhedor e respeitoso
100%
Descrição
Mediação de conflitos discentes x docentes e discentes entre si.
Realizar conversas/orientações didático-pedagógicas, a depender da demanda, com os docentes sobre metodologias de ensino e avaliação. Se necessário, utilizar as informações levantadas nos questionários de avaliação docente do Q-Acadêmico e apresentar a cada professor para que saibam o que está bom, o que precisa melhorar e as expectativas dos discentes nas disciplinas.
Sensibilizar o professor a promover, no início do semestre, sua apresentação e da turma, o que eles esperam estudar na disciplina e quais suas expectativas de aprendizagem ao término da disciplina, o que eles acham que os conteúdos estudados podem interferir na sua vida e na sua produção de conhecimento para enfrentar o mercado de trabalho.
Avaliações semestrais feitas junto aos estudantes sobre o andamento dos cursos (o que está ocorrendo bem? O que não está ocorrendo bem? Propostas para melhorar). Analisar os resultados alcançados e, a medida do possível, tentar mudar a didática de ensino para melhorar o desempenho da turma e a afinidade com o professor.
Atualizado por Adriano Erique de Oliveira Lima há quase 6 anos
- Início alterado de 11/07/2018 para 01/08/2018
Atualizado por Adriano Erique de Oliveira Lima há mais de 5 anos
- % Terminado alterado de 0 para 100
- Situação alterado de Novo para Encerrado
- Data prevista ajustado para 14/12/2018
- Título alterado de Estudos sobre as causas motivadoras da evasão para Ações voltadas para a construção de um ambiente educacional acolhedor e respeitoso
Diálogos de caráter pedagógico são realizados com certa frequência com os docentes, especialmente, quando somos provocados por estudantes que procuram a nossa mediação no que diz respeito à metodologia dos professores. Docentes também acionam a Coordenadoria Técnico-Pedagógica quando identificam dificuldades de aprendizagem, problemas no comportamento e conflitos interpessoais entre os estudantes. Em virtude disso, no ano de 2018, foi necessário fazer vários atendimentos individualizados com o chamamento dos responsáveis. Atendimentos esses registrados no nosso livro de ocorrências. Consideramos essa ação, como umas das medidas mais acertadas e exitosas da equipe. Notamos, que na maioria das intervenções, o retorno foi satisfatório.
A Equipe também fez intervenções voltadas para as turmas. Algumas que apresentavam muitos conflitos interpessoais, assim como baixo rendimento e pouca autonomia, foram visitadas com frequência pela Coordenadoria Técnico-Pedagógica. Realizamos rodas de diálogos, dinâmicas de grupo, debates, seminários etc. com intuito de melhorar a convivência e sensibilizar os estudantes quanto à ética, à empatia, à discriminação, ao bullying, ao assédio sexual, à responsabilidade com os estudos, entre outros assuntos.