Projeto

Geral

Perfil

Ações

Atividade #47221

Fechada

Refletir sobre saúde mental no Setembro Amarelo

Adicionado por Ana Ioneide mais de 5 anos atrás. Atualizado mais de 3 anos atrás.

Situação:
Encerrado
Prioridade:
Média
Atribuído para:
Categoria:
-
Início:
17/09/2018
Data prevista:
26/10/2018
% Terminado:

100%

Campus:
IGUATU
Responsável pela atividade:
Myrla Alves e Maiza Barros
Fator:
F1. Fatores Individuais
Med Inter:
MI37

Descrição

A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, como estratégia para prevenção ao suicídio.

Com o objetivo de valorizar a vida, promover reflexões sobre saúde mental e discutir a prevenção ao suicídio, o IFCE - campus Iguatu aderiu a esta campanha.

Público alvo - toda a comunidade acadêmica e servidores

Metodologia - discussões, exposições dialogadas, sensibilização em sala de aula.

Programação -
Dia 17 - Breve conversa em sala de aula para explicar o que é o setembro amarelo, sensibilizar para a prevenção ao suicídio e divulgar a programação. (todos os cursos)

Dia 18 - Dia D da campanha - o campus vestiu-se de amarelo para apoiar a causa.
Ação Cartas para a Vida - Nas duas unidade foi montado um espaço em que os estudantes puderam escrever cartas aos colegas como forma de apoio e incentivo à vida. (estudantes e servidores)

Dia 22 - Mesa Redonda com o tema "Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio: entre as dores e delícias de viver". A mesa teve as seguintes exposições: Saúde Mental e enfrentamentos da vida cotidiana (Myrla Alves de Oliveira - psicóloga do campus; Suicídio: um problema de saúde pública (Adalto Machado Portela Filho - Cabo do Corpo de Bombeiros Militar e abordador técnico a atendimento a tentativa de suicídio); Prevenção ao Suicídio, Saúde Mental e Rede de Apoio (Natália Nobre de Araújo - Psicólogo do CAPS infantojuvenil de Iguatu). (estudantes)

Dia 26 - Minicurso de Prevenção ao Suicídio - carga horária total: 4h. O minicurso foi realizado com duas turmas nos turnos manhã e tarde. (estudantes dos cursos Superiores e Subsequentes e Servidores)


Arquivos

Mine Curso.jpg (89,6 KB) Mine Curso.jpg Minicurso de Prevenção ao Suicídio - carga horária total: 4h. O minicurso foi realizado com duas turmas nos turnos manhã e tarde. (estudantes dos cursos Superiores e Subsequentes e Servidores) Ana Ioneide, 03/10/2018 14:41 h
Ações #1

Atualizado por Ana Ioneidequase 5 anos

  • Situação alterado de Novo para Encerrado
Ações #2

Atualizado por Ana Ioneidemais de 3 anos

  • Título alterado de Setembro Amarelo para Refletir sobre saúde mental no Setembro Amarelo
Ações

Exportar para Atom PDF