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Atividade #48328

Fechada

Promover a Residência Pedagógica em Teatro 2019

Adicionado por José Maximiano Arruda Ximenes de Lima mais de 5 anos atrás. Atualizado quase 3 anos atrás.

Situação:
Encerrado
Prioridade:
Média
Atribuído para:
Categoria:
-
Início:
21/08/2019
Data prevista:
20/12/2019
% Terminado:

100%

Campus:
FORTALEZA
Responsável pela atividade:
Paulo Ess
Fator:
F1. Fatores Individuais
Med Inter:
MI18

Descrição

Um dos objetivos do Programa Residência Pedagógica é induzir o conhecimento prático-acadêmico dos estudantes mediante a promoção efetiva de experiências docentes em salas de aula, que serão experimentadas por eles em escolas cearenses de educação básica. Para tanto, os contemplados receberão bolsas de auxílio financeiro para o exercício de atividades ao longo de 18 meses, tendo início em agosto de 2018 e seguindo até janeiro de 2020.


Arquivos

4 Residencia 2019.JPG (130 KB) 4 Residencia 2019.JPG José Maximiano Arruda Ximenes de Lima, 09/12/2020 16:45 h
6 Residencia 2019.JPG (75,2 KB) 6 Residencia 2019.JPG José Maximiano Arruda Ximenes de Lima, 09/12/2020 16:45 h

Atualizado por José Maximiano Arruda Ximenes de Limamais de 3 anos

A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente
regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida em escolas públicas
de educação básica, denominadas escolas-campo. Na escola-campo, o residente foi
acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor. A
orientação do residente foi realizada por um docente do IFCE, denominado docente-
orientador. O Programa de Residência Pedagógica 2018, foi desenvolvido em dezoito
meses, nas escolas EEM Waldemar de Alcântara, EEM Padre Guilherme Waessen e
EMEIF Gustavo Barroso.
Nosso objetivo é permitir que os licenciandos em Teatro do IFCE possam
desenvolver sua teoria e prática teatral como atividade docente, consolidando assim,
seus conhecimentos acumulados durante o curso. Estudar a expressividade dos alunos,
por acreditar estar no seu gestual, o ponto de referência de sua interpretação. Traçar um
caminho prático e teórico, de maneira ordenada e científica, com a intenção de
compreendermos como se processa a linguagem teatral.
As reuniões com os Residentes ocorreram quinzenalmente na sede do Curso de
Licenciatura em Teatro, localizado no Instituto Federal de Educação Ciência e
Tecnologia, campus Fortaleza. Os encontros aconteciam às segundas-feiras, das 8h às
12h. O grupo era composto de 23 participantes, que estavam distribuídos em três
escolas campo. Durante esses encontros os Residentes receberam informações teóricas
Didática, pedagogia e docência além de teorias e práticas sobre a linguagem teatral.
Para que as reuniões não interferissem nas aulas regulares, organizaremos os horários
do grupo em turnos opostos aos horários das aulas regulares.
Os encontros aconteceram em ambiente arejado e limpo, onde tenha
(dependendo da necessidade) equipamento de som e vídeo. Para as demais atividades,
quando o Residente necessitasse de material didático, (fotocópias etc.), podiam contar
com a contribuição do IFCE. Ao final de cada etapa, os Residentes de cada escola
campo, munidos de seus conhecimentos, tinham o compromisso de apresentarem de
forma oral, com uso do Datashow, apresentações das atividades e exercícios práticos de
teatro. A laboração e execução dessa estratégia de ação permitiu que os Residentes
pudessem trabalhar com a pedagogia e as técnicas da expressão teatral. Deste modo, os
residentes, preceptores e o docente orientador do projeto, através da Residência 2018,
estão oportunizando a expressão artística e educativa dos alunos das Escolas Campo.
Pois o que caracterizou esta proposta, foram as estratégias no ensino das atividades
dramáticas e seu aspecto ativo e coletivo.
Além da avaliação processual, ao final do semestre, também foi realizada
avaliação dos alunos após a apresentação do espetáculo no final, na qual foram
utilizadas fichas de observação coletiva e autoavaliação, e tiveram como critério os
seguintes pontos:
ESPONTANEIDADE: Neste ponto foram identificados os elementos fundamentais em
uma situação dramática, (criação espontânea de personagens, tempo, espaço, conflito.).
IMAGINAÇÃO: Criação de cenários com materiais recicláveis, elaboração de trilhas
sonoras com materiais diversos, criação de personagens e desenvolvimento do tema.
OBSERVAÇÃO: Os critérios de criação de histórias e personagens extraídos da

observação direta do ambiente social. Personagens apresentados pelos aspectos da
expressão corporal e sua gestualidade. Elementos observados na natureza: forma e som.
PERCEPÇÃO: Foram identificados os sentimentos e sensações dos personagens
elaborados, onde foram revelados os sentimentos e identificados seu caráter e profissão,
etc. Para os Residentes, foram realizadas autoavaliações além de acompanhamento de
sua frequência e pontualidade. Também a cada mês foram elaborados pelos Residentes,
relatórios onde constou sua experiência pedagógica, artística e social. A avaliação dos
Residentes além dos conceitos e notas, constou também do aprimoramento de seus
conhecimentos e desenvoltura no trato com o grupo. Este resultado refletiu na
capacidade positiva do Residente. Neste ponto também constou a assiduidade nos
encontros e suas atividades desenvolvidas na escola campo.

Ações #2

Atualizado por Nubélia Moreira da Silvaaproximadamente 3 anos

  • Situação alterado de Novo para Encerrado
Ações #3

Atualizado por Paulo Eduardo de Lima Beserraquase 3 anos

  • Título alterado de Residência Pedagógica em Teatro 2019 para Promover a Residência Pedagógica em Teatro 2019
Ações

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