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Atividade #48891

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“As travessias geográficas nos percursos da Educação: construindo conhecimentos e saberes na formação docente”

Adicionado por Raimundo Nonato Araújo da Silva mais de 5 anos atrás. Atualizado mais de 5 anos atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Média
Categoria:
-
Início:
08/12/2018
Data prevista:
30/01/2020 (mais de 4 anos atrasado)
% Terminado:

30%

Campus:
FORTALEZA
Responsável pela atividade:
Fabiana Lima Abreu
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI81

Descrição

“As travessias geográficas nos percursos da Educação: construindo conhecimentos e saberes na formação docente”

1. Subprojeto: Geografia/CCT/Itaperi/UECE
2. Objetivos do subprojeto

OBJETIVO GERAL:

- Estimular a prática docente com a realização de atividades didático-pedagógicas, entrelaçando o debate do ensino de Geografia à Educação contemporânea, a partir da parceria entre universidade e escola estabelecida com o PIBID.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Conhecer as realidades socioespaciais das escolas envolvidas pelo subprojeto PIBID/Geografia;
- Relacionar e dialogar sobre os principais desafios que envolvem o ensino de Geografia nas escolas atendidas;
- Criar fóruns de discussão acerca do currículo no ensino de Geografia, abrangendo o debate das reformas educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- Contribuir com planos de interação didático-pedagógica nas escolas, a partir do ensino de Geografia, com metodologias ativas;
- Promover a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento da escola;
- Participar das atividades que envolvam a comunidade escolar;
- Contribuir com a formação contínua dos profissionais da Educação Básica ao estabelecer diálogos que perpassam ensino, pesquisa e extensão;
- Realizar atividades no espaço acadêmico, socializando os conhecimentos e saberes construídos a partir do PIBID/Geografia;
- Construir espaços integrados que permitam aos (às) licenciandos (as) vivenciarem a relação teoria e prática no âmbito da escola;
- Sistematizar os resultados e as reflexões em produções bibliográficas e arte visuais, que colaborarão com as escolas e a licenciatura em Geografia.

3. Munícipio do curso que compõe o subprojeto: Fortaleza/CE
4. Relação das escolas
5. Quantidade de núcleos de iniciação: 01 (um) núcleo.
6. Nome e CPF dos coordenadores de área, professores supervisores e discentes de cada núcleo
- Coordenadora de área: Tereza Sandra Loiola Vasconcelos – CPF: 957.641.003-72
7. Caracterização da realidade educacional na qual as escolas do subprojeto estão inseridas, incluindo as expectativas e sugestões dos dirigentes das escolas e da rede de ensino ao qual pertencem essas escolas
8. Descrição da dinâmica de acompanhamento dos discentes pelos coordenadores e professores supervisores

Os discentes serão acompanhados continuamente pelos professores supervisores e coordenadora do subprojeto do PIBID/Geografia. Deverão cumprir as exigências do programa, dentre estas a carga horária exigida, que será distribuída entre o espaço escolar e o espaço acadêmico, planejamento e desenvolvimento de atividades.
Na escola ficará a cargo do professor supervisor, que necessitará tecer um diálogo frequente com a coordenadora do subprojeto, apontando as potencialidades, os limitantes e demais observações que julgarem importantes, enquanto na universidade a coordenadora sistematizará o acompanhamento, relacionando-o às discussões teóricas-metodológicas e às reflexões tecidas a partir da escola.
No bojo das atribuições, o professor supervisor e a coordenadora do subprojeto necessitarão participar das reuniões e ações promovidas pelo PIBID/Geografia na UECE e nos espaços escolares, acompanhando os estudantes bolsistas, percebendo os elos promovidos entre escola e universidade.
Vale destacar que o programa de iniciação à docência (ID) se difere do Estágio Supervisionado, com diretrizes e normatizações que não compreendem regência de sala de aula, mas acompanhamento e vivência escolar por meio das atividades realizadas, a fim de contribuir com os processos de ensino e aprendizagem em Geografia, colaborar para uma maior aproximação entre universidade e Educação Básica, bem como aprimorar uma formação alicerçada numa licenciatura mais crítica e próxima do real.

9. Previsão sucinta de atividades que serão desenvolvidas

Após a inscrição e seleção dos bolsistas de ID e dos supervisores das escolas, as atividades e ações previstas a serem desenvolvidas ao longo da vigência do PIBID estão relacionadas em:

1) Formação preparatória com os bolsistas e professores supervisores para (re)conhecimento do programa;
2) Diagnóstico inicial a ser realizado pelos bolsistas para identificar as principais dificuldades e desafios dos professores e dos alunos nas aulas de Geografia das escolas envolvidas;
3) Estudos sobre o currículo e as reformas educacionais, enfocando a BNCC;
4) Pesquisa bibliográfica para conhecimento e estudo dos livros didáticos e demais recursos, que vêm sendo utilizados pelos professores de Geografia nas turmas das escolas atendidas;
5) Grupo de estudos, que possuam a temática do ensino de Geografia na Educação Básica como foco;
6) Contribuição à formação contínua dos professores, a partir de cursos, oficinas, colóquios etc, direcionados aos docentes, colaborando para a construção de conhecimentos;
7) Propostas de temas de pesquisas nas escolas parceiras, a partir das experiências do PIBID/Geografia;
8) Elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares nas escolas que resultem em ações na comunidade e em feiras de Geografia, com resultados das ações do PIBID;
9) Criação de portfólios com as linguagens geográficas trabalhadas, como músicas, poemas, dentre outros;
10) Elaboração de travessias geográficas, congregando as representações espaciais e a cartografia escolar, associadas aos conteúdos trabalhados nos livros didáticos;
11) Criação do jornal pibidiano de Geografia e da rádio escolar, contribuindo para a interação na escola;
12) Promoção de rodas de conversa para se discutir os temas geradores no ensino de Geografia, a partir do cotidiano da comunidade escolar, abordando, por exemplo, a violência urbana, evasão escolar, gravidez na adolescência, juventude, etc.;
13) Utilização das mídias digitais divulgando as atividades realizadas pelo PIBID/Geografia, tais como blogs, sites e redes sociais;
14) Ações efetivas dos licenciandos na escola, acompanhadas pelo professor supervisor, com a elaboração de materiais didáticos e utilização dos recursos, em aulas “experimentais” dos conteúdos de Geografia previamente planejadas;
15) Ações do PIBID sistematizadas no stand da Geografia na “Feira das Profissões”, ao longo da Semana Universitária da UECE, com a presença de bolsistas, professores supervisores e estudantes das escolas;
16) Participação nas atividades promovidas pela comunidade escolar, tais como trabalhos de campo, feiras, gincanas, seminários, semana pedagógica, dentre outros, com o planejamento e acompanhamento do professor supervisor;
17) Vivências dos diferentes espaços pedagógico-didáticos das escolas: salas de aulas, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, secretarias, dentre outros;
18) Reuniões quinzenais da coordenação com os alunos de ID e bimestrais com os professores supervisores, pautando o desenvolvimento das atividades e avaliação dos trabalhos;
19) Registro das atividades realizadas nas escolas;
20) Participação em eventos, apresentando os resultados do PIBID/Geografia, a partir de produções bibliográficas, minicursos, oficinas etc;
21) Apresentação das pautas acerca do PIBID/Geografia nas reuniões do Departamento;
22) Organização de evento com os resultados do PIBID/Geografia;
23) Avaliação e elaboração de relatórios bimestrais e semestrais das atividades e resultados obtidos (bolsistas, supervisores e coordenadores).
10. Forma de registro dessas atividades pelo discente, bem como avaliação e a socialização dos resultados

O registro das atividades do PIBID se dará, especialmente por meio de relatórios mensais e semestrais, encaminhados aos professores supervisores e à coordenação, bem como demais atividades que possam ser planejadas ao longo da vigência do programa.
A avaliação dos discentes se dará de modo contínuo, ao longo do PIBID/Geografia, e se efetivará por meio dos relatórios supracitados, que serão mensais e homologados pelos professores supervisores e coordenadora do subprojeto, bem como relatórios semestrais, além disso produções textuais, materiais didáticos, atividades e apresentações em grupos e individuais.
Serão considerados o cumprimento da carga horária e demais observâncias às normatizações do edital do PIBID. Nesse bojo, serão analisados pelos professores supervisores e coordenadora o compromisso nas escolas envolvidas e na universidade, a assiduidade, pontualidade, envolvimento e participação nas atividades relacionadas diretamente ao PIBID ou que possam contribuir com o programa.
A socialização dos resultados ocorrerá por meio das produções bibliográficas, rodas de conversa, participação e organização de eventos, dentre outras.

11. Cronograma de execução do subprojeto, contendo a data de envio dos planos de atividade dos núcleos de iniciação à docência

1º mês [agosto-setembro/2018]:
Ação: apresentar e orientar os envolvidos no PIBID/Geografia, acerca da contextualização do programa de iniciação à docência no Brasil, os princípios normativos do programa, a participação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a espacialização das escolas envolvidas e as bases teóricas-metodológicas para seu desenvolvimento na ciência geográfica;
Metas: formação preparatória com os bolsistas e professores supervisores para (re)conhecimento do programa.

2º mês [setembro-outubro/2018]:
Ação: conhecer as realidades de atuação, compreender os recortes espaciais estabelecendo as relações com o todo, relacionar as tensionalidades e tensões territoriais, apontar as abordagens teóricas-metodológicas para a contribuição do PIBID/Geografia e sistematizar em formato de relatório as reflexões obtidas, a partir do diagnóstico;
Metas: diagnóstico inicial a ser realizado pelos bolsistas para identificar as principais dificuldades e desafios dos professores e dos alunos nas aulas de Geografia das escolas envolvidas.

3º mês [outubro-novembro/2018]:
Ações: estudar o currículo de Geografia, enfocando a BNCC, conhecer os livros e recursos didáticos utilizados pelos professores supervisores, envolver-se à grupos de estudos que possam contribuir com os princípios e ações do PIBID/Geografia e participar da Semana Universitária da UECE, divulgando as primeiras experiências pibidianas.
Metas: pesquisa bibliográfica para conhecimento e estudo dos livros didáticos e demais recursos, que vêm sendo utilizados pelos professores de Geografia nas turmas das escolas atendidas; grupo de estudos, que possuam a temática do ensino de Geografia na Educação Básica como foco; e ações do PIBID sistematizadas no stand da Geografia na “Feira das Profissões”, ao longo da Semana Universitária da UECE, com a presença de bolsistas, professores supervisores e estudantes das escolas.

4º mês [novembro-dezembro/2018]:
Ações: colaborar com a formação contínua e continuada dos professores, estimular o debate na universidade acerca dos desafios da Educação Básica e promover a pesquisa, enquanto princípio formativo da docência;
Metas: contribuição à formação contínua dos professores, a partir de cursos, oficinas, colóquios etc, direcionados aos docentes, colaborando para a construção de conhecimentos; e formulação de propostas temáticas de pesquisas nas escolas parceiras, a partir das experiências do PIBID/Geografia.

5º mês [dezembro/2018]:
Ações: refletir sobre as ações realizadas entre julho e dezembro de 2018, estimular a avaliação das atividades realizadas, sistematizar as discussões pertinentes à escrita do relatório semestral, divulgar as ações realizadas nos meios de comunicação e confraternização dos pibidianos em Geografia;
Metas: utilização das mídias digitais divulgando as atividades realizadas pelo PIBID/Geografia, tais como blogs, sites e redes sociais; integração e socialização dos pibidianos com espaços de confraternização; e escrita do relatório semestral de 2018.

6º mês [janeiro-fevereiro/2019]:
Ações: planejar as atividades do PIBID/Geografia, participar das atividades pedagógicas, com acompanhamento do professor supervisor integrando as inter(ações) do PIBID no calendário escolar, trabalhar a interdisciplinaridade, criando dinamicidade na escola e diálogo de saberes e criar banco de dados com linguagens geográficas, trabalhando ludicidade e criatividade;
Metas: planejamento das atividades para o 1º semestre de 2019; participação da semana pedagógica nas escolas envolvidas; elaboração de projetos interdisciplinares nas escolas que resultem em ações na comunidade e em feiras de Geografia, com resultados das ações do PIBID; e criação de portfólios com as linguagens geográficas a serem trabalhadas, como músicas, poemas, dentre outros;
Data de envio do 1º plano de atividades semestrais: 15/01/2019.

7º mês [fevereiro-março/2019]:
Ações: discutir a importância da interdisciplinaridade no currículo de Geografia, promover atividades que apresentem as possibilidades de se trabalhar com a Geografia e outras áreas do conhecimento, estimular ações e instrumentos que aproximem a escola da juventude e exercitar a ludicidade apoiada na criatividade;
Metas: desenvolvimento de projetos interdisciplinares nas escolas que resultem em ações na comunidade e em feiras de Geografia, com resultados das ações do PIBID; criação da rádio escolar, contribuindo para a interação na escola; e elaboração de materiais didáticos.

8º mês [março-abril/2019]:
Ações: elaborar recursos didáticos, planejar aulas “experimentais” dos conteúdos de Geografia com o professor supervisor, associar teoria e prática, desenvolver projetos interdisciplinares e construir conhecimentos científicos por meio da escola;
Metas: criação de recursos didáticos; projetos de interdisciplinaridade e construção do jornal pibidiano de Geografia.

9º mês [abril-maio/2019]:
Ações: investigar as demandas da comunidade escolar, selecionar os temas geradores, relacionar aos conteúdos da Geografia, refletir sobre a cidade e as desigualdades socioespaciais, a importância da escola e da juventude e promover raciocínios espaciais com os trabalhos de campo;
Metas: promoção de rodas de conversa para se discutir os temas geradores no ensino de Geografia, a partir do cotidiano da comunidade escolar, abordando, por exemplo, a violência urbana, evasão escolar, gravidez na adolescência, juventude, etc.; e participação nas atividades promovidas pela comunidade escolar, como trabalhos de campo.

10º mês [maio-junho/2019]:
Ações: discutir conceitos, como lateralidade, reversibilidade, descentralização, círculos concêntricos, dentre outros, contribuir para o exercício da cidadania no reconhecimento espacial e interação com a comunidade escolar;
Metas: elaboração de travessias geográficas, congregando as representações espaciais e a cartografia escolar, associadas aos conteúdos trabalhados nos livros didáticos; e participação em feiras, gincanas e atividades desportivas na escola, com o planejamento e acompanhamento do professor supervisor.

11º mês [junho/2019]:
Ações: refletir sobre as ações realizadas entre janeiro e junho de 2019, estimular a avaliação das atividades realizadas, sistematizar as discussões pertinentes à escrita do relatório semestral, divulgar as ações realizadas nos meios de comunicação e confraternização dos pibidianos em Geografia;
Metas: utilização das mídias digitais divulgando as atividades realizadas pelo PIBID/Geografia, tais como blogs, sites e redes sociais; integração e socialização dos pibidianos com espaços de confraternização; e escrita do relatório semestral de 2019.

12º mês [julho/2019]:
Ações: planejar as atividades do PIBID/Geografia, finalizar o relatório semestral e criar portfólios com as linguagens geográficas trabalhadas, como músicas, poemas, dentre outros;
Metas: planejamento das atividades para o 2º semestre de 2019; finalização do relatório semestral; produções bibliográficas acerca das experiências do PIBID/Geografia; e organização do evento a ser realizado na UECE.
Data de envio do 2º plano de atividades semestrais: 01/07/2019.

13º mês [agosto-setembro/2019]:
Ações: desenvolver o projeto interdisciplinar na biblioteca da escola, organizar o evento a ser realizado na UECE com as experiências do PIBID/Geografia e possibilitar formações aos professores envolvidos no PIBID;
Metas: vivências dos diferentes espaços pedagógico-didáticos das escolas: salas de aulas, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, secretarias, dentre outros; e formações contínuas e continuadas.

14º mês [setembro-outubro/2019]:
Ações: investigar as demandas da comunidade escolar, selecionar os temas geradores, relacionar aos conteúdos da Geografia, refletir sobre a cidade e as desigualdades socioespaciais, a importância da escola e da juventude e promover raciocínios espaciais com os trabalhos de campo e organizar o evento a ser realizado na UECE com as experiências do PIBID/Geografia;
Metas: promoção do segundo ciclo de rodas de conversa para se discutir os temas geradores no ensino de Geografia, a partir do cotidiano da comunidade escolar, abordando, por exemplo, a violência urbana, evasão escolar, gravidez na adolescência, juventude, etc.; e participação nas atividades promovidas pela comunidade escolar, como trabalhos de campo.

15º mês [outubro-novembro/2019]:
Ações: participar da Semana Universitária da UECE, divulgando as experiências pibidianas e possibilitar aos estudantes da Educação Básica conhecerem os espaços acadêmicos utilizados pela Geografia e organizar o evento a ser realizado na UECE com as experiências do PIBID/Geografia;
Metas: ações do PIBID sistematizadas no stand da Geografia na “Feira das Profissões”, ao longo da Semana Universitária da UECE, com a presença de bolsistas, professores supervisores e estudantes das escolas; e trabalho de campo na universidade, conhecendo os espaços da Geografia.

16º mês [novembro-dezembro/2019]:
Ações: organizar e desenvolver feiras, com exposição das atividades realizadas pelo PIBID/Geografia nas escolas atendidas;
Metas: “Feira PIBID/Geografia nas escolas”

17º mês [dezembro/2019]:
Ações: refletir sobre as ações realizadas entre julho e dezembro de 2019, estimular a avaliação das atividades realizadas, sistematizar as discussões pertinentes à escrita do relatório final, divulgar as ações realizadas no evento a ser organizado pelo PIBID e confraternização dos pibidianos em Geografia;
Metas: utilização das mídias digitais divulgando as atividades realizadas pelo PIBID/Geografia, tais como blogs, sites e redes sociais; integração e socialização dos pibidianos com espaços de confraternização; e escrita do relatório final do PIBID/Geografia.

18º mês [janeiro/2020]:
Ações: sistematizar a escrita do relatório final do PIBID/Geografia e fechamento da organização do Colóquio do PIBID/Geografia, que apresentará os resultados alcançados pelo PIBID/Geografia;
Metas: relatório final do PIBID/Geografia e Colóquio do PIBID/Geografia a ser realizado em fevereiro de 2020, socializando os resultados finais do programa.
Data de envio do plano de atividades finais: 15/01/2020.

Ações #1

Atualizado por Hobson Almeida Cruzmais de 5 anos

  • Fator alterado de F3. Fatores Externos à Instituição para F2. Fatores Internos à Instituição

Alterado o valor do campo Fator para "F2. Fatores Internos à Instituição" visto que as medidas de intervenção de MI53 a MI254 pertencem a este fator.

Referências:

  • Fator F1 - MI1 a MI52
  • Fator F2 - MI53 a M254
  • Fator F3 - MI255 a MI269
Ações

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