Projeto

Geral

Perfil

Ações

Atividade #49331

Aberta

Ampliar e fortalecer as ações do NEABI

Adicionado por Djane Alves Victor mais de 5 anos atrás. Atualizado mais de 3 anos atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Média
Atribuído para:
-
Categoria:
-
Início:
Data prevista:
% Terminado:

100%

Campus:
CRATO
Responsável pela atividade:
Neabi
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI232

Descrição

O Neabi do campus promoveu uma atividade, dentre muitas que desenvolve, de investigação do patrimônio material e imaterial dos povos ancestrais da região:
Tradição ancestral do Cariri.

A tradição ancestral pré-colonial do Cariri é destaque nas pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus de Crato do IFCE. O grupo busca investigar o patrimônio material e imaterial dos povos ancestrais da região, também chamados de indígenas, como os Kariris e os Juc ás.

Segundo a vice-coordenadora do NEABI do campus, Verioni Bastos, o principal objetivo no momento é ampliar as pesquisas sobre a temática, envolvendo também estudantes e outros servidores do campus. Na Vila Mororó, por exemplo, distrito de Santana do Cariri, município a 50 quilômetros do Crato, o trabalho é para estimular a preservação das práticas, valores e saberes, as rezas e usos dos chás. Lá, em outubro de 2018, foi realizado o I Seminário do IFCE sobre Patrimônio Imaterial Arqueológico, organizado pela pesquisadora.
Sítios arqueológicos
A Vila Mororó abriga descendentes da tribo Kariri e na comunidade há também um sítio arqueológico lito-cerâmico, um dos vários já encontrados no Ceará. Junto a outros arqueólogos, Verioní participou de visitas técnicas e analíticas a novos sítios encontrados em localidades de Santana, Assaré, Crato e Brejo Santo. "Estão sendo encontrados muitos sítios arqueológicos na região do nordeste, dentro da caatinga. O nosso interesse é pesquisar para preservação e promoção do patrimônio material dos povos ancestrais aqui da nossa região", explica verioni.


Arquivos

Neabi 2018.png (219 KB) Neabi 2018.png Djane Alves Victor, 12/12/2018 19:17 h
Ações #1

Atualizado por Djane Alves Victormais de 5 anos

  • % Terminado alterado de 90 para 50
  • Descrição atualizado(a) (diff)
Ações #2

Atualizado por Francisete Pereira Fernandesmais de 3 anos

  • % Terminado alterado de 50 para 100

Ação realizada.

Ações

Exportar para Atom PDF