Projeto

Geral

Perfil

Ações

Atividade #49453

Fechada

Ofertar projeto de extensão aproximando alunos às comunidades tracidicionais.

Adicionado por Susana Dantas mais de 5 anos atrás. Atualizado aproximadamente 3 anos atrás.

Situação:
Encerrado
Prioridade:
Alta
Atribuído para:
-
Categoria:
-
Início:
20/06/2018
Data prevista:
20/12/2019
% Terminado:

100%

Campus:
FORTALEZA
Responsável pela atividade:
Anna Érika F. Lima
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI83

Descrição

Dentre os biomas brasileiros, o das Caatingas detém destaque devido às suas características ambientais e por abrigar significativo contingente populacional em condições de elevada vulnerabilidade social. O Bioma Caatinga tem registrado situações precárias em comunidades isoladas no meio rural, onde as pessoas por falta de instrução e despreparo estabelecem condições insalubres de sobrevivência, sendo que grande parte da população vive sob condições de precariedade social e ambiental, sem qualquer estrutura hídrica e sanitária. Neste contexto, o Ceará se destaca posto que o Estado contempla a totalidade de seu território inserido no Bioma Caatinga com 136.000 dos seus 148.016 km2 submetidos às condições de semiaridez, ou seja, 92,1% do total. São visíveis as marcas deste problema no conjunto dos fatores bióticos e abióticos que compõem unidades ambientais, e no comprometimento da segurança hídrica, energética e alimentar de suas comunidades, especialmente as rurais; qual o caso do Município de Forquilha (517km2, 21 786 hab.), que se insere por completo no Bioma Caatinga. O mesmo apresenta desenvolvimento econômico pífio, com primazia do setor primário. No geral tem tecnologia rudimentar na produção de alimentos e na manutenção, acesso e consumo de água, à luz de baixos rendimentos e reflexos socioambientais drásticos e alarmantes em meio à pobreza reinante. Tal panorama socioeconômico contribui a debilitar a sustentabilidade ambiental e magnificar a vulnerabilidade socioambiental em face da desertificação e da não renovação da água. Assim, Contribuir na elaboração de estratégias, ações educativas e desenvolvimento tecnológico visando a redução da vulnerabilidade de comunidades rurais inseridas no bioma Caatinga, a partir da análise dos níveis de segurança hídrica, alimentar e energética das populações do município de Forquilha, Ceará, utilizando-se recursos locais e o envolvimento das comunidades. A proposta está de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), uma vez que tem como princípios fundamentais encontrar soluções científicas e tecnológicas para subsidiar os governos no sentido que possam construir agendas locais com foco na melhoria da qualidade de vida dos habitantes do semiárido, tendo por prioridade a soberania alimentar, a preservação ambiental e a garantia de acesso de bens e serviços essenciais à vida como água limpa e tratada e fonte energética estável.


Arquivos

Ações #2

Atualizado por Susana Dantasaproximadamente 3 anos

  • Título alterado de Tecnologias sociais e ações integradas de sustentabilidade para a garantia da segurança hídrica, energética e alimentar em nível comunitário no semiárido cearense para Ofertar projeto de extensão aproximando alunos às comunidades tracidicionais.

Tecnologias sociais e ações integradas de sustentabilidade para a garantia da segurança hídrica, energética e alimentar em nível comunitário no semiárido cearense.

Ações

Exportar para Atom PDF