Atividade #49590
FechadaAtividade de integração com as turmas do curso de Licenciatura em Letras
100%
Descrição
O planejamento e a execução desta atividade foram motivados por demandas relacionadas a conflitos interpessoais ocorridos entre os estudantes de Letras. Por conta de motivações diversas, mas sobretudo relacionadas à competição e à vaidade na vida acadêmica, bem como ao acirramento da polarização política no período eleitoral, alguns estudantes sofreram forte desgaste e experiências de sofrimento relacionados à convivência diária com os colegas de curso. O serviço social e a psicologia planejaram e executaram atividades em cada uma das três turmas do curso de Licenciatura em Letras, nas quais se trabalhou uma oficina sobre as histórias de vida e uma reflexão sobre a vaidade na vida acadêmica. Na oficina, os estudantes foram divididos em trios, formados aleatoriamente (mantendo o cuidado de desfazer as “panelas” e os vínculos mais imediatos e diários, e buscando uma reconfiguração da sala de aula). Nesse formato, puderam compartilhar, cada um, sua história de vida dentro do trio. Além disso, cada um dos alunos teve a oportunidade de ser o relator da narrativa de vida de um colega, que deveria ser contada (destacando os aspectos que mais chamaram a atenção do relator) em 1 minuto. Esse formato final promoveu um reconhecimento de que o coletivo da turma é formado por histórias individuais que estão se cruzando durante o período do curso, algumas com feridas e traumas que precisam ser reconhecidos e respeitados: os estudantes riram juntos e também se emocionaram enquanto as histórias eram contadas. A atividade foi avaliada, tanto pelos técnicos que a conduziram quanto pelos próprios estudantes, ao final, como bem-sucedida, ao cumprir o objetivo de aproximá-los e de fortalecer os vínculos da turma. O segundo momento consistiu na reflexão coletiva a partir da leitura do texto “Precisamos falar sobre a vaidade na vida acadêmica” (CartaCapital, edição de fevereiro de 2016), a partir do qual os estudantes puderam refletir sobre a forma de manifestação e as causas das vaidades, conflitos e competições que marcam a trajetória de estudantes e professores do ensino superior. A atividade foi finalizada com a construção de painéis integrados em que cada grupo respondeu às perguntas: “Qual o propósito de estarmos juntos nesse curso?” e “Para onde queremos caminhar juntos enquanto curso?”
Objetivos:
Fortalecer vínculo dos estudantes em cada turma, possibilitando o reconhecimento das histórias de vida uns dos outros, e motivando a interação e a criação de laços que poderão contribuir com as atividades diárias do ambiente de estudo.
Promover reflexão sobre os desafios da vida acadêmica.
Arquivos
Atualizado por Hobson Almeida Cruz há mais de 5 anos
- Fator alterado de F2. Fatores Internos à Instituição para F1. Fatores Individuais
Alterado o valor do campo Fator de "F2. Fatores Internos à Instituição" para "F1. Fatores Individuais" visto que as medidas de intervenção de MI1 a MI52 pertencem a este fator.
Referências:
- Fator F1 - MI1 a MI52
- Fator F2 - MI53 a M254
- Fator F3 - MI255 a MI269
Atualizado por Rozana Rodrigues Lemos há mais de 3 anos
- Situação alterado de Novo para Encerrado