Projeto

Geral

Perfil

Ações

Atividade #49590

Fechada

Atividade de integração com as turmas do curso de Licenciatura em Letras

Adicionado por Rozana Rodrigues Lemos mais de 5 anos atrás. Atualizado mais de 3 anos atrás.

Situação:
Encerrado
Prioridade:
Alta
Atribuído para:
Categoria:
-
Início:
08/11/2018
Data prevista:
09/11/2018
% Terminado:

100%

Campus:
UMIRIM
Responsável pela atividade:
CAE / Psicologia e Serviço Social
Fator:
F1. Fatores Individuais
Med Inter:
MI1

Descrição

O planejamento e a execução desta atividade foram motivados por demandas relacionadas a conflitos interpessoais ocorridos entre os estudantes de Letras. Por conta de motivações diversas, mas sobretudo relacionadas à competição e à vaidade na vida acadêmica, bem como ao acirramento da polarização política no período eleitoral, alguns estudantes sofreram forte desgaste e experiências de sofrimento relacionados à convivência diária com os colegas de curso. O serviço social e a psicologia planejaram e executaram atividades em cada uma das três turmas do curso de Licenciatura em Letras, nas quais se trabalhou uma oficina sobre as histórias de vida e uma reflexão sobre a vaidade na vida acadêmica. Na oficina, os estudantes foram divididos em trios, formados aleatoriamente (mantendo o cuidado de desfazer as “panelas” e os vínculos mais imediatos e diários, e buscando uma reconfiguração da sala de aula). Nesse formato, puderam compartilhar, cada um, sua história de vida dentro do trio. Além disso, cada um dos alunos teve a oportunidade de ser o relator da narrativa de vida de um colega, que deveria ser contada (destacando os aspectos que mais chamaram a atenção do relator) em 1 minuto. Esse formato final promoveu um reconhecimento de que o coletivo da turma é formado por histórias individuais que estão se cruzando durante o período do curso, algumas com feridas e traumas que precisam ser reconhecidos e respeitados: os estudantes riram juntos e também se emocionaram enquanto as histórias eram contadas. A atividade foi avaliada, tanto pelos técnicos que a conduziram quanto pelos próprios estudantes, ao final, como bem-sucedida, ao cumprir o objetivo de aproximá-los e de fortalecer os vínculos da turma. O segundo momento consistiu na reflexão coletiva a partir da leitura do texto “Precisamos falar sobre a vaidade na vida acadêmica” (CartaCapital, edição de fevereiro de 2016), a partir do qual os estudantes puderam refletir sobre a forma de manifestação e as causas das vaidades, conflitos e competições que marcam a trajetória de estudantes e professores do ensino superior. A atividade foi finalizada com a construção de painéis integrados em que cada grupo respondeu às perguntas: “Qual o propósito de estarmos juntos nesse curso?” e “Para onde queremos caminhar juntos enquanto curso?”

Objetivos:
Fortalecer vínculo dos estudantes em cada turma, possibilitando o reconhecimento das histórias de vida uns dos outros, e motivando a interação e a criação de laços que poderão contribuir com as atividades diárias do ambiente de estudo.
Promover reflexão sobre os desafios da vida acadêmica.


Arquivos

Ações #1

Atualizado por Hobson Almeida Cruzmais de 5 anos

  • Fator alterado de F2. Fatores Internos à Instituição para F1. Fatores Individuais

Alterado o valor do campo Fator de "F2. Fatores Internos à Instituição" para "F1. Fatores Individuais" visto que as medidas de intervenção de MI1 a MI52 pertencem a este fator.

Referências:

  • Fator F1 - MI1 a MI52
  • Fator F2 - MI53 a M254
  • Fator F3 - MI255 a MI269
Ações #2

Atualizado por Rozana Rodrigues Lemosmais de 3 anos

  • Situação alterado de Novo para Encerrado
Ações

Exportar para Atom PDF