Projeto

Geral

Perfil

Ações

Atividade #50572

Fechada

Laboratório de Turismo e Estudos Interdisciplinares do Ceará - LabTEIC

Adicionado por Alisandra C. Fernandes de Almeida mais de 5 anos atrás.

Situação:
Encerrado
Prioridade:
Média
Categoria:
-
Início:
12/09/2017
Data prevista:
13/09/2017
% Terminado:

100%

Campus:
ACARAÚ
Responsável pela atividade:
Professoras Rosaline e Profa. Alisandra
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI2

Descrição

*Laboratório de Turismo e Estudos Interdisciplinares do Ceará (LabTEIC)

Com seus fundamentos filosóficos baseados no tripé Turismo, Educação e Sustentabilidade, nasce no campus de Acaraú do IFCE o Laboratório de Turismo e Estudos Interdisciplinares do Ceará (LabTEIC). O mesmo tem como objetivo o aprofundamento nos estudos voltados a questões direcionados ao turismo de forma interdisciplinar, bem como sua importância e influencias regionais, favorecendo reflexões e possibilidades que envolvem a Educação, Inclusão Social e Sustentabilidade.

A necessidade de implantação do LABTEIC nasceu da demanda surgida entre a teoria, prática e contexto cultural que os estudantes do IFCE estão inseridos. Bem como, a necessidade efetiva contribuição no desenvolvimento das ações direcionadas as comunidades do entorno do IFCE e por fim, o fortalecimento da formação profissional do Turismo, percebendo o aluno como protagonista do processo onde seja favorecido a inclusão social em sua plenitude.

O LabTeic tem como pilares o atendimento da comunidade discente, criando possibilidades que essa se relacione com a comunidade regional e com o mercado de trabalho, e ainda por fim, participe através de órgãos locais das políticas públicas.

A Comunidade Discente (Alunos do IFCE)
Participação dos atores envolvidos sendo entendidos como protagonista da sua própria aprendizagem.
O programa busca desenvolver o senso crítico diante do que é aprendido, bem como competências para relacionar esses conhecimentos ao mundo real.
- O programa favorece práticas pedagógicas inovadoras, reconfigurando as metodologias, possibilitando a aprendizagem efetiva e a integração curricular.

Comunidade Regional (Comunidade em geral, índios, pescadores e quilombolas)
- Possibilitar ações que abordem sustentabilidade, empreendedorismo, identidade cultural, e conscientização do Turismo de base comunitária.

Mercado de trabalho (Empresários, empreendedores e investidores locais)
- Investir e promover a credibilidade no potencial local e repensar novas relações com o turismo e comunidade acadêmica.

Políticas Públicas (Secretárias de Turismo, Secretaria de Educação e órgãos públicos relacionados)
Desenvolver parcerias com órgãos públicos a fim de estabelecer novas conjecturas no cenário do Turismo, Educação e Sustentabilidade dentro da comunidade.

Coordenadoras:
Profa. Ms Rosaline Ferreira de Oliveira
Prof. Dra. Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida


Arquivos

Nenhuma informação disponível

Ações

Exportar para Atom PDF