Projeto

Geral

Perfil

Ações

Atividade #67829

Fechada

Realizar recepção aos alunos novatos

Adicionado por Liliane Veras Leite Castro quase 4 anos atrás.

Situação:
Encerrado
Prioridade:
Média
Categoria:
-
Início:
10/02/2020
Data prevista:
14/02/2020
% Terminado:

100%

Campus:
ACOPIARA
Responsável pela atividade:
Coordenações de curso
Fator:
F1. Fatores Individuais
Med Inter:
MI1

Descrição

Descrição do planejamento:
As coordenações dos cursos e departamento de ensino devem se reunir, junto ao corpo docente e CTP, para planejmanto e elaboração do cronograma da atividade.

Descrição após execução:
1- Título: Recepção dos alunos novatos em 2020.1 dos cursos técnico subsequente, integrado e curso Superior

2- Objetivo: Promover momentos de recepção aos alunos ingressantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Técnico de Informática Subsequente e Integrado do campus Acopiara em 2020.1 visando a integração dos calouros com a comunidade interna (incluindo o corpo docente, técnicos e alunos veteranos) bem como proporcionar a ambientação desses alunos aos processos, setores e à dinâmica de funcionamento da instituição.

3- Público Alvo: Discentes ingressantes em 2020.1

4- Número de participantes efetivos: 100 discentes, incluindo os ingressantes (púbico alvo) e veteranos que participaram da organização e execução do evento.

5- Profissional responsável: Coordenadores de curso e docentes

6- Data de início: 10/02/2020
7- Data de fim: 14/02/2020

8- Carga horária: 4 horas para cada turma (Total: 12 horas)

9- Local: Campus Acopiara

10- Metodologia:
Cada curso desenvolveu um dia de recepção aos seus alunos ingressantes em momentos separados. Cada coordenação organizou o roteiro incluindo momentos de: abertura com boas vindas da gestão do campus; assistir ao vídeo Institucional e conhecer a missão do IFCE; apresentação do corpo docente e técnicos administrativos; interação com veteranos; depoimentos de sucesso de ex-alunos, tour ao campus para conhecer as instalações; apresentação da grade curricular e informações sobre o curso; palestra sobre o futuro profissional e mensagens motivacionais.

11- Qual medida de intervenção do PPE está relacionada?
MI 1.
MI 9.
MI 121.

12- Resultados relacionados ao aluno:
- A recepção aos alunos ingressantes promoveu o acolhimento e a integração destes alunos com os docentes, técnicos de diversos setores e com os estudantes veteranos, o que gerou a ambientação desses alunos à dinâmica de funcionamento da instituição bem como foi um primeiro contato acolhedor para formação de um bom vínculo com a instituição.
- O envolvimento dos alunos veteranos na organização geral do evento desenvolveu neles habilidades de trabalho em grupo, organização e logística colaborativa, contribuindo com o amadurecimento e maior envolvimento entre o corpo discente.
- No caso na turma do curso Técnico Integrado, houve um momento de contato com os pais ou responsáveis pelos estudantes, o que trouxe maior segurança aos alunos ingressantes e promoveu um estreitamento da relação família e IFCE.


Arquivos

FOTOS Recepção aos novatos 2020.1.pdf (169 KB) FOTOS Recepção aos novatos 2020.1.pdf Liliane Veras Leite Castro, 22/07/2020 16:33 h

Nenhuma informação disponível

Ações

Exportar para Atom PDF