Projeto

Geral

Perfil

Ações

Atividade #70205

Fechada

Realizar evento alusivo ao dia da consciência negra no ano de 2020

Adicionado por Laurismar Bezerra de Pinho mais de 3 anos atrás. Atualizado mais de 3 anos atrás.

Situação:
Encerrado
Prioridade:
Média
Categoria:
-
Início:
13/10/2020
Data prevista:
10/12/2020
% Terminado:

100%

Campus:
CRATEÚS
Responsável pela atividade:
Valéria Lourenço e demais integrantes do NEABI
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI222

Descrição

O evento/palestra/debate abordará a luta contra o racismo, a fim de superar o preconceito, valorizar o respeito às diferenças, o exercício da cidadania e o respeito ao próximo.


Arquivos

Atualizado por Laurismar Bezerra de Pinho há mais de 3 anos

Durante o mês de novembro, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFCE promoverão a Jornada de Aquilombamentos: “a gente combinamos de não morrer” -Resistências a partir dos Neabis.
O título do evento faz referência ao conto presente na obra “olhos D’água” da importante escritora Conceição Evaristo. Aquilombar carrega o sentido de construção de uma resistência coletiva frente aos ataques estruturais sofridos pelo povo negro em contextos urbanos e rurais, comunidades indígenas e povos tradicionais. Nesse sentido, compreendemos e propomos os Neabis como importantes polos aglutinadores e transformadores dentro e fora do espaço institucional. A jornada ocorrerá nos dia 6, 13, 20, 26 e 27, a abordará temáticas como: diretrizes para as relações étnico-raciais e currículos antirracistas; Educação Musical como uma questão de raça; pesquisa, ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente; ações afirmativas e a construção do ser negro; Racismo Ambiental e estratégias de resistência. A programação foi construída de forma auto organizada e colaborativa entre os Neabis que estão em distintas regiões do estado do Ceará. A transmissão ocorrerá pelo canal do Youtube do Neabi Campus Paracuru. A divulgação da atividade do dia 20/11 ocorrerá dentro da programação do Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE (CONINP).

Ações #2

Atualizado por Laurismar Bezerra de Pinho há mais de 3 anos

  • % Terminado alterado de 80 para 100
  • Situação alterado de Novo para Encerrado
Ações

Exportar para Atom PDF