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Atividade #71370

Realizar reunião com os servidores da Coordenadoria de Controle Acadêmico e coordenadores dos cursos técnicos integrados para discutir novos procedimentos na execução do Conselho de Classe nos cursos técnicos integrados

Adicionado por 1795500 5 meses atrás. Atualizado 5 meses atrás.

Situação:
Encerrado
Prioridade:
Alta
Atribuído para:
Categoria:
-
Início:
14/12/2020
Data prevista:
14/12/2020
% Terminado:

100%

Campus:
CAUCAIA
Responsável pela atividade:
Todos os membros da CTP
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI205

Descrição

A Coordenação Técnico-Pedagógica realizou uma reunião com os servidores que atuam na Coordenadoria de Controle Acadêmico e com os coordenadores dos cursos técnicos integrados para apresentar orientações sobre a execução da Nota Técnica Nº 2/2020/DE-CAU/DG-CAU/CAUCAIA que contém um fluxo de ações que deve ser implementado pela CCA e pelos coordenadores dos cursos técnicos integrados.

Esta Nota Técnica define novos procedimentos para o aperfeiçoamento da execução do Conselho de Classe dos cursos técnicos integrados a serem implementados a partir do semestre letivo 2021.1, tendo em vista a constatação de que, a cada semestre letivo, há um número significativo de estudantes com reprovações em mais de 3 (três) componentes curriculares e/ou reprovações sucessivas em um mesmo componente curricular.

Para execução dos novos procedimentos apresentados na referida Nota Técnica, na reunião do Conselho de Classe com caráter prognóstico, a Coordenação de Controle Acadêmico (CCA) do campus Caucaia, ao final de cada semestre letivo, deverá realizar o seguinte fluxo de ações: a) A filtragem no Sistema Acadêmico dos alunos reprovados em mais de 3 (três) componentes curriculares; b) A identificação dos alunos com mais de 1 (uma) reprovação no mesmo componente curricular; c) O envio dos dados coletados para as coordenações dos cursos técnicos integrados, em tempo hábil, para a utilização destas informações na reunião do Conselho de Classe com caráter prognóstico.

Em relação aos coordenadores dos cursos técnicos integrados, deverão enviar aos docentes, após realizar os ajustes de matrícula (início de cada semestre), listagem nominal dos estudantes com mais de uma reprovação no componente curricular por ele ministrado para que os professores, nos quinze (15) primeiros dias de aula do semestre, realizem uma avaliação diagnóstica, para planejar as devidas adequações pedagógicas, visando à promoção da aprendizagem dos estudantes.

Os seguintes encaminhamentos foram definidos a partir desta reunião:

1. A CCA encaminhará à PROEN, via processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no dia 15/12/2020, solicitação de alterações no Sistema QAcadêmico para ser possível aplicar os filtros necessários para levantamento dos dados requeridos na referida nota técnica, no período de 11/01/2021 a 16/01/2021, quando o setor terá disponibilidade de executar tal ação.

2. Para tanto, A CTP enviou (no dia 14/12/2020), por e-mail, sugestão de texto inicial para o ofício que será encaminhado à PROEN via processo no SEI.

3. Os presentes citaram que o ofício deveria conter como argumentos para as alterações no sistema, além das já citadas na nota técnica, as consequências da suspensão das aulas no formato presencial, provocada pela pandemia do novo coronavírus, detectadas a partir das análises iniciais realizadas pelos coordenadores dos cursos técnicos integrados sobre as reprovações, trancamentos e cancelamentos efetivados ao longo do ano letivo de 2020, como também o fato de que esta alteração no sistema poderá beneficiar todos os campi do IFCE, que tendo acesso a estas informações, adotarão estratégias que contribuam para a permanência e êxito dos estudantes de todos os cursos e níveis.


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Histórico

#1

Atualizado por 17955005 meses

  • Situação alterado de Novo para Encerrado
  • Descrição atualizado(a) (diff)

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