Projeto

Geral

Perfil

Atividade #72692

Plano de Retomada Remota da Biblioteca José Luciano Pimentel

Adicionado por C. R. Souza da Silva 2 meses atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Alta
Atribuído para:
Categoria:
-
Início:
01/11/2020
Data prevista:
30/05/2021
% Terminado:

50%

Campus:
CEDRO
Responsável pela atividade:
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI106

Descrição

JUSTIFICATIVA

Apesar de inicialmente a Coordenação da Biblioteca assumir uma posição de enfoque em atividades remotas referente apenas a atividades internas e com a iminência do início do semestre 2020.2 de maneira remota, a resolução do Conselho Nacional de Educação sobre a possibilidade de se utilizar o ensino híbrido até o fim de 2021 e as previsões de especialistas de que a normalização das atividades presenciais poderá se dar apenas em 2023, entende-se que é urgente que se redefinam os posicionamentos da biblioteca em relação ao atendimento direto aos alunos e principalmente ao trabalho de mediação informacional (acesso, por exemplo, aos livros e aos outros suportes de informação acadêmica), cultural (como eventos e exposições) e leitora (como o Clube de Leitura). 
Essas ações devem ser retomadas aos poucos de maneira a solidificar a presença digital da biblioteca e de suas ações para atender às necessidades dos estudantes, nosso principal público.

OBJETIVOS

a) Incentivar a utilização dos serviços digitais da biblioteca por meio do cadastro e no uso da Biblioteca Virtual e do Portal de Periódicos da CAPES.

b) Criar uma plataforma virtual, por meio do Google Classroom, exclusiva da biblioteca.

c) Produzir material instrucional da biblioteca com vistas a treinamento para uso dos sistemas da biblioteca, normalização de trabalhos acadêmicos e outras possibilidades de formação cultural, informacional e leitora.

d) Preparar os servidores lotados na biblioteca para atuar no ensino híbrido.

METODOLOGIA

A retomada remota da biblioteca ocorrerá em 4 etapas seriadas, mas interdependentes. Cada etapa é constituída de ações, que podem ocorrer de três formas: dependente, quando somente a atividade anterior a ela tiver acontecido; concomitante, quando uma etapa ou ação pode acontecer ao mesmo tempo que outras, independentemente de sua posição no fluxo temporal das atividades; mudança de prioridade, quando uma ação tem que ser adiantada ou adiada por questões circunstanciais.
– Etapa 1: Suporte educacional com enfoque nos sistemas da biblioteca.
– Etapa 2: Ações de mediação cultural, informacional e leitora.
– Etapa 3: Produção de oficinas de Competência em Informação.
– Etapa 4: Atendimento presencial especial.

Arquivos

Exportar para Atom PDF