PAA-Ação PPE #92377
AbertaPDI - Indicador #85007: 05 - Evasão Ciclo
Atividades Preparatórias para Maratona de Programação 2022
60%
Descrição
1. APRESENTAÇÃO
O preparatório para a Maratona de Programação do IFCE campus Crato consiste em atividades extraclasse para aprimorar o conhecimento de programação do(a)s discentes do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. O preparatório é realizado através de competições simuladas e grupo de estudo direcionado aos participantes das competições de programação mais renomadas do país, promovidas pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
2. JUSTIFICATIVA
A Maratona de Programação 1 é um evento da Sociedade Brasileira de Computação 2 que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM3
, o chamado ICPC4 (International Collegiate Programming Contest), e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano, ocorrerá a 27ª edição da Maratona. Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação, Engenharia de Software, Matemática Computacional, dentre outros).
A competição promove no(a)s discentes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. A cada ano, observa-se que as instituições e principalmente as grandes empresas de tecnologia têm valorizado o(a)s estudantes que participam da Maratona de Programação.
O presente projeto também intenta contribuir para a permanência e êxito dos estudantes, o integrando, assim, às ações do Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos estudantes do IFCE (IFCE, 2017). O projeto abrange medidas de
intervenção que buscam mitigar causas da evasão relacionadas a fatores individuais e fatores internos à instituição. Quais sejam:
MEDIDAS DE INTERVENÇÃO
F1. FATORES INDIVIDUAIS
● MI17. Ofertar componente curricular complementar ou atividades extracurriculares que trabalhem o desenvolvimento do raciocínio lógico, da leitura e interpretação de textos. ○ Justificativa: A leitura, interpretação e elaboração das soluções das questões da Maratona exigem o desenvolvimento dos aspectos citados.
● MI18. Realizar diversas estratégias pedagógicas com o corpo docente a fim de viabilizar a superação da dificuldade de aprendizagem na área técnica. ○ Justificativa: Algumas disciplinas curriculares, tais como Algoritmos e
Programação I e II, Algoritmos e Estrutura de Dados I e II, Pesquisa e Ordenação de Dados, são disciplinas que exigem conhecimentos de programação, contemplados e aprofundados nos estudos preparatórios para a Maratona de Programação. Logo, as atividades do presente projeto podem favorecer o(a)s estudantes a otimizarem o seu desempenho nessas disciplinas.
● MI24. Incentivar e acompanhar a participação dos estudantes em programas de monitorias, tutorias, grupos de estudo, aulas de reforço, programas de nivelamento, atendimentos a estudantes (individuais e em grupo), projetos
extracurriculares e outras ações que estimulem o crescimento acadêmico do discente. ○ Justificativa: O grupo de estudo, do presente projeto, promove troca de mensagens, informes, conhecimentos, experiências e materiais em
uma sala do ambiente do google classroom, além de redes sociais como Whatsapp e Facebook.
Arquivos
Atualizado por Marcus Roberto Góes Ferreira Costa há mais de 1 ano
- Responsável pela atividade alterado de Robson Gonçalves Fechine Feitosa para Robson Gonçalves Fechine Feitosa, Harley Macêdo de Melo, Guilherme Álvaro Rodrigues Maia Esmeraldo, Nustenil Segundo de Moraes Lima Marinus
Atualizado por Marcus Roberto Góes Ferreira Costa há 10 meses
- % Terminado alterado de 0 para 60