Projeto

Geral

Perfil

Atividade #70861

Atualizado por Marcilia Maria Soares Barbosa Macedo mais de 3 anos

De acordo com a Resolução nº 35, de 13 de junho de 2016, que aprova o Regulamento do Conselho de Classe nos cursos técnicos integrados, em seu Art. 2º define que o Conselho de Classe terá caráter prognóstico e deliberativo: 

 I. *Caráter prognóstico:* deve diagnosticar problemas cotidianos ou não, que interferem no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados de desempenho 
 acadêmico devem ser identificados e analisados com vistas à promoção de condições de recuperação de eventuais dificuldades e defasagens de aprendizagem visando à superação da retenção e evasão estudantil em cada etapa do período letivo. 

 II. *Caráter deliberativo:* deve analisar e deliberar sobre a situação final de desempenho de estudantes não aprovados na avaliação final (AF) em até três 
 componentes curriculares no período letivo. 

 O campus Caucaia realiza duas reuniões com caráter prognóstico (uma no Encontro Pedagógico de abertura do semestre e uma após os resultados de aprendizagem da primeira etapa do semestre) e uma de caráter deliberativo, delibderativa, após a realização das Avaliações Finais. 

 Excepcionalmente neste ano letivo de ensino remoto, teremos apenas uma reunião com caráter prognóstico no semestre 2020.2, pois o Encontro Pedagógico aconteceu nos dias 06/07/2020 e 07/07/2020 e o semestre 2020.2 só foi iniciado no dia 01/10/2020. Entretanto, semanalmente ocorre a ação, intitulada Plantão Pedagógico, mediada pela CTP que tem como objetivo assessorar os docentes neste período de esnino remoto, discutindo diversos aspectos dos processos de ensino e aprendizagem, além dos momentos formativos, intitulados Pílulas Pedagógicas. 

 * A reunião com caráter prognóstico aconteceu no dia 16/11//2020 (15h às 17h) por meio do link do Google Meet do Plantão Pedagógico. Nesta reunião tivemos como pauta: 
 
 1. Apresentação do vídeo de divulgação da Campanha Minha Sala de Aula promovida pela CTP (1 minuto).  
 2. Participação da representação estudantil (duas estudantes) e dos pais/responsáveis (um responsável) com suas críticas e sugestões (3 minutos para cada um). 
 3. Esclarecimentos adicionais sobre as atividades com fins de verificação da frequência e avaliação da aprendizagem, tendo em vista relatos de docentes e alunos à CTP (2 minutos). 
 4. Apresentação pela CTP da Nota Técnica elaborada pela CTP, DE e NAPNE com sugestões de aperfeiçoamento do Conselho de Classe nos cursos técnicos integrados a partir de 2021.1 (30 minutos para apresentação e 30 para tirar dúvidas). 
 5. Planejamento de ações para a segunda etapa do semestre vigente. A CTP apresentará duas sugestões de ações. (20 minutos). 
 6. Participação dos Professores Responsáveis Por Turma, apresentando o que realizaram durante a primeira etapa (02 minutos para fala sobre cada turma, totalizando 18 minutos). 
 7. Informações aos docentes sobre a reunião de pais que acontecerá no dia 18/11/2020 às 19h (2 minutos). 

 * A reunião com caráter deliberativo acontecerá no dia 08/01/2021 e nesta ocasião os docentes irão preencher instrumental que tem como objetivo coletar dados sobre os discentes que reprovaram mais de uma vez em um mesmo componente curricular para subsidiar o planejamento docente das adequações pedagógicas no semestre 2021.1. 

Voltar