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PAA-Ação PPE #120565

Atualizado por Edilene Teles da Silvamais de 1 ano

* A partir das deliberações do Conselho de Classe Deliberativo, ao final de cada semestre, sistematizar os dados dos alunos que registraram um alto registro de faltas no semestre anterior, destacando a idade (maior/menor), ano de ingresso, número de reprovações e faltas para subisidiar as ações descritas abaixo: 

 *Alunos menores: Solicitar à gestão o envio de correspondência formal para os responsáveis dos alunos menores, informando sobre a infrequência do estudante e a necessidade da família ser uma parceira da instituição de ensino no acompanhamento da frequência escolar dos seus filhos. Aplicar questionário para tentarmos identificar os motivos pelos quais os levaram a essa condição (aplicação na CTP por meio da organização de pequenos grupos). Os resultados da pesquisa serão encaminhados aos docentes e coordenadores dos cursos para que elaborem novas estratégias, visando o atendimento das necessidades desses discentes. 

 *Alunos maiores: Aplicar um questionário para tentarmos identificar os motivos pelos quais os levaram a essa condição (aplicação na CTP por meio da organização de pequenos grupos); Promover uma reunião com todos os alunos maiores que apresentaram alto registro de faltas no semestre anterior para promover um diálogo a partir dos dados que foram coletados. A ação terá como objetivo ouvir os alunos, bem como motivá-los a se comprometerem mais com a sua própria aprendizagem. Os resultados da pesquisa serão encaminhados aos docentes e coordenadores dos cursos para que elaborem novas estratégias, visando o atendimento das necessidades desses discentes. 

 * Ao longo de todo o semestre, os servidores do setor executarão o assessoramento aos docentes e coordenadores dos cursos no acompanhamento da frequência dos alunos, realizando contatos com os discentes (pais/responsáveis, no caso de menores) que não estão frequentando às aulas ou não estão realizando as atividades, e que os professores adotaram estratégias metodológicas ou já fizeram, no mínimo, duas tentativas de contatos e não obtiveram êxito. As Assistentes de Aluno efetuarão os procedimentos cabíveis: contato com os responsáveis (e-mails e telefonemas); registros e retorno aos setores envolvidos para continuidade do acompanhamento. 

 Observação: Todas essas ações já estão em andamento, porémm não divulgaremos aqui os registros, porque contém informações pessoais dos estudantes. Dessa forma, publicamos apenas os formulários utilizados. acompanhamento 

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