PAA-Ação #151327
AbertaPDI - Indicador #119834: 13 - Índice de participação de servidores na Extensão
Projeto - A Voz do Egresso: instrumento de tomada de consciência e intervenção na realidade
100%
Descrição
Este projeto tem por objetivo geral mapear os egressos dos cursos de licenciatura (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/Campus Crateús com o intuído de analisar a situação profissional, impactos das experiências acadêmicas recebidas na formação inicial e expectativas em relação à formação continuada; assim como, integrar os egressos à comunidade acadêmica, mantendo-os em constante contato com o campus. Acompanhar os egressos possibilita à Instituição, além da coleta de informações a respeito das experiências profissionais que configuram suas trajetórias, no sentido de compreender os impactos dos seus cursos para o desenvolvimento econômico e social da região, nesse caso particular, dos Sertões de Crateús – CE; possibilita a (re)integração desses egressos a algumas rotinas do campus. Conhecer o perfil dos egressos e (re)integrá-los a algumas rotinas do campus é de grande relevância para a instituição formadora, uma vez que possibilita, dentre outros, ajustes no seu sistema de ensino e consolidação de vínculos com esses egressos e, por consequência, com a comunidade. Além de se constituir em uma das dimensões do Programa de Autoavaliação Institucional, determinado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 (BRASIL, 2004), o acompanhamento dos egressos, está fortemente associado às dimensões referentes à missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), à comunicação com a sociedade, à responsabilidade social, especialmente quanto à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social, assim como à política para o ensino (pós-graduação, pesquisa e extensão) (MACHADO, 2010, p. 45-46) Dessa forma, preocupar-se com o acompanhamento e (re)integração de seus egressos constitui-se em “uma consciência crítica e uma capacidade de investigar, questionar e propor novos planejamentos e soluções, possibilitando a realização plena da sua função social” (SILVA et al., 2017, p. 295). Nesse sentido, este projeto está relacionado à atuação do Núcleo de Acompanhamento de Egressos do IFCE/Crateús e ao Edital 01/2023 – PROEXT, processo SEI de adesão nº 23293.000890/2023-10 e, de forma ampla, fornecerá informações acerca da situação dos egressos dos cursos de licenciatura ofertados nesse campus (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física) e dos desafios enfrentados por estes, no que concerne à sua entrada e permanência no mundo do trabalho. Poderá ainda, favorecer a (re)integração desses egressos a algumas rotinas do campus e contribuir para o planejamento, (re)definição do Projeto Político Pedagógico e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos em questão assim como, para uma redefinição didática, curricular e avaliativa da oferta de novos cursos, sobretudo de formação continuada.
Servidores:
Jose Edivam Braz Santana (3325265)
George Bezerra Pinheiro (2408252)
Discentes:
Francisco Bruno de Souza Soares (20191124040232)
Arquivos
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