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Projeto Estratégico #153128

Aberta

Gestão de resíduos sólidos e uso racional dos recursos naturais.

Adicionado por Glauter dos Santos Guimaraes 30 dias atrás. Atualizado 30 dias atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Média
Atribuído para:
Início:
01/01/2025
Data prevista:
31/12/2026 (Previsto para mais de 2 anos)
% Terminado:

0%

Campus:
TAUÁ
Entrega(s) do projeto:

Realização de palestras;
Implantação e pontos de coletas seletiva e destinação correta dos resíduos;
Firmar parcerias com cooperativas ou associações de catadores de recicláveis;
Cursos de formação inicial continuada sobre gestão ambiental de resíduos para a geração de multiplicadores;
Desenvolvimento de projetos como hortas escolares e compostagem;

Processo SEI relacionado:
23490.002028/2024-98
Alinhamento :
PDI 2024-2028
Patrocinador:
Weberte Alan Sombra
Custo Estimado (em R$):
Será utilizado recursos dos próprios setores participantes do processo.

Descrição

2.1. Justificativa do Projeto

A crescente preocupação com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente torna imperativa a implementação de um projeto de Gestão de Resíduos Sólidos e Uso Racional dos Recursos Naturais no IFCE campus Tauá. A realidade atual aponta para um aumento significativo na geração de resíduos, muitos dos quais são descartados de maneira inadequada, contribuindo para a degradação ambiental, poluição dos recursos naturais e riscos à saúde pública. Portanto, este projeto visa promover uma mudança cultural entre alunos, servidores, terceirizados e toda a comunidade escolar adjacente, conscientizando-os sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de materiais. Ao integrar a gestão de resíduos sólidos nas práticas diárias da escola, o campus estará não apenas contribuindo para a diminuição do volume de lixo produzido, mas também estimulando a responsabilidade ambiental entre os entes afetados. Além disso, o uso racional dos recursos naturais é fundamental para garantir a sustentabilidade. Dessa forma, por meio de ações educativas, o campus buscará incentivar hábitos que podem ser replicados dentro e fora da instituição, como: a economia de água, o menor consumo de energia, a redução do consumo de papel, o tratamento de resíduos orgânicos líquidos e gasosos, a destinação correta de lixo eletrônico, o fortalecimento das práticas de logística reversa e o uso de materiais recicláveis. Tais práticas não só ajudarão a preservar os recursos naturais, mas também poderão resultar em economia financeira para a escola. O projeto ainda se alinha às diretrizes curriculares que enfatizam a educação ambiental aliado à criação de projetos integradores, proporcionando uma formação interdisciplinas ao discentes do campus. Por fim, a implementação deste projeto não só beneficiará a escola, mas também terá um impacto positivo na comunidade local, promovendo um futuro mais sustentável para todos. Portanto, é fundamental que o campus priorize o desenvolvimento deste projeto com ações de ensino, pesquisa e extensão, construindo a consciência ambiental e a cidadania responsável entre os envolvidos.

Legislação:

Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010;
Instrução normativa do IFCE https://ifce.edu.br/sobral/arquivos/Instrucao_Normativan022020.pdf;
DECRETO Nº 10.936, DE 12 DE JANEIRO DE 2022.
2.2. Alinhamento Estratégico com o PDI 2024-2028

TEMA ( TT3) - Sustentabilidade Ambiental

2.3. Escopo do projeto

O que será entregue:

· Educação e Conscientização: Realização de palestras, workshops e atividades educativas para discentes, servidores e funcionários terceirizados sobre a importância da gestão de resíduos e uso sustentável dos recursos naturais.

· Implementação de Coleta Seletiva: Criação de pontos de coleta seletiva na escola, com a distribuição de lixeiras específicas para diferentes tipos de materiais (papel, plástico, vidro, orgânicos) e destinação correta dos resíduos.

· Campanhas de Reciclagem: Organização de campanhas periódicas de coleta de materiais recicláveis, incentivando a participação da comunidade escolar.

· Lixo eletrônico: Disponibilização de um ponto de coleta de resíduos eletrônicos para a melhor disposição.

· Logística reversa: Estimular a cobrança da política de logística reversa na região.

· Geração de multiplicadores: Formação inicial continuada sobre gestão ambiental de resíduos para a geração de multiplicadores.

· Uso racional dos recursos: Plano de uso racional dos recursos naturais e energéticos, aproveitando melhor o potencial da energia solar da região.

· Oficinas educativas: Criação de instrumentos de educação ambiental.

· Bioprodutos: Geração de biogás, biofertilizantes, compostos e húmus.

· Doação de mudas: Estímulo à preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas.

· Ações Práticas: Desenvolvimento de projetos como hortas escolares e compostagem, que possibilitam a prática do uso racional de recursos naturais.

· Parcerias: Estabelecimento de parcerias com empresas locais e organizações não governamentais para apoio nas ações do projeto.

· Relatórios e Avaliações: Elaboração de relatórios periódicos sobre a eficácia das ações implementadas, avaliando a quantidade de resíduos reciclados e os impactos gerados.

O que não será entregue:

· Soluções Imediatas para demandar os Resíduos: O projeto não garantirá a eliminação total dos resíduos gerados pela escola, mas buscará reduzir e gerenciar esses resíduos de forma mais eficaz.

· Mudanças Estruturais Imediatas: Não haverá mudanças imediatas na infraestrutura da escola, como reformas ou construção de novos espaços. As ações serão adaptadas ao espaço já existente.

· Reciclagem Completa: O projeto não assegura que todos os resíduos gerados serão recicláveis, uma vez que alguns materiais podem não ter destino adequado ou viável.

· Financiamento Externo: Não há garantia de que o projeto receberá financiamento externo para todas as suas iniciativas. As ações serão desenvolvidas dentro do orçamento disponível da escola.

· Mudanças de Comportamento Instantâneas: O projeto não promete uma mudança instantânea no comportamento de todos os alunos e funcionários, mas visa um processo gradual de conscientização e engajamento.

Tais limites são definidos em função da rotatividade de pessoas na instituição, exigindo o fortalecimento contínuo das ações para que se tornem políticas padrões de curto prazo de execução. Ao definir claramente esses limites, o campus buscará evitar expectativas irreais e assegurar que todos os envolvidos compreendam a natureza e os objetivos do projeto, contribuindo para sua eficácia e sustentabilidade a curto e longo prazo.


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