Projeto Estratégico #155682
AbertaTutoria Superior
0%
Início das sessões de tutoria (encontros semanais de 2 horas)
Acompanhamento e avaliação contínua das atividades
Elaboração de relatórios parciais
Avaliação final e elaboração do relatório conclusivo
Descrição
2.1. Justificativa do Projeto
A tutoria acadêmica tem se mostrado uma estratégia eficaz no apoio ao aprendizado de estudantes em formação, promovendo a troca de conhecimentos e o aperfeiçoamento das competências acadêmicas. Neste contexto, este projeto visa implementar um programa de tutoria conduzido por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de oferecer suporte aos estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Automação.
A iniciativa busca auxiliar na compreensão de conceitos matemáticos fundamentais para essas áreas, contribuindo para o fortalecimento do desempenho acadêmico dos tutelados. A principal ideia é criar um ambiente colaborativo de ensino aprendizagem, no qual os alunos de Licenciatura em Matemática possam desenvolver habilidades pedagógicas enquanto oferecem suporte aos colegas dos cursos de engenharia e automação, promovendo a interdisciplinaridade e o compartilhamento de experiências acadêmicas.
O projeto tem como foco a interseção entre a matemática e as disciplinas específicas das engenharias e da automação, abordando temas como cálculo diferencial, geometria analítica, estatística e probabilidade. A tutoria será estruturada de forma a oferecer atendimento regular aos estudantes, permitindo-lhes sanar dúvidas, reforçar o aprendizado e aprimorar seu desempenho acadêmico nas disciplinas matemáticas.
A escolha deste projeto se deve à crescente demanda por reforço acadêmico nas disciplinas matemáticas dos cursos de engenharia e automação, aliada à necessidade de formação prática dos alunos de Licenciatura em Matemática. Dessa forma, a iniciativa visa beneficiar tanto os estudantes tutelados, ao proporcionar-lhes suporte acadêmico especializado, quanto os tutores, ao possibilitar-lhes experiências práticas na docência, fortalecendo sua formação profissional.
Arquivos
Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes há 10 dias
- Atribuído para alterado de Maria Regilene Gonçalves de Alcantara para Jose Alves Francisco