Projeto Estratégico #155687
AbertaGrupo de Estudos em Não-Ruminantes - GENAR
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Encontros presenciais ou virtuais semanais (2 horas de duração)
Oficinas práticas de manejo, formulação de dietas, observação de comportamento animal, avaliação de desempenho zootécnico, identificação de doenças e análise de carcaças
Visitas técnicas a propriedades rurais, agroindústrias, feiras, exposições e unidades experimentais
Produção colaborativa de materiais científicos e técnicos
Participação em eventos acadêmicos
Elaboração de projetos aplicados à realidade local
Descrição
2.1. Justificativa do Projeto
A criação de espécies não-ruminantes como peixes (inclusive ornamentais), aves comerciais e caipiras (frangos de corte, poedeiras e codornas), coelhos e suínos representa uma importante alternativa para diversificação produtiva, segurança alimentar, geração de renda e desenvolvimento sustentável, especialmente em regiões de agricultura familiar e em áreas com limitações de pastagens ou recursos. Apesar da relevância econômica e social dessas cadeias produtivas, a formação técnica e científica voltada a esses segmentos ainda é relativamente restrita nos currículos dos cursos de Zootecnia, predominando-se o foco em ruminantes.
Nesse contexto, este grupo de estudo se justifica como uma estratégia formativa complementar e inovadora, que busca aprofundar conhecimentos teóricos e práticos sobre a produção de não-ruminantes, promovendo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Ele atenderá não apenas à necessidade de ampliar a compreensão dos estudantes sobre esses sistemas de criação, mas também à demanda por profissionais mais preparados para atuar em diferentes realidades produtivas, incluindo pequenos e médios empreendimentos rurais, produção alternativa e produção intensiva tecnificada.
O projeto também busca fortalecer o protagonismo estudantil, a construção coletiva do conhecimento e o pensamento crítico-reflexivo, incentivando a produção científica e a participação em eventos técnicos, bem como o desenvolvimento de soluções práticas adaptadas ao contexto local.
Além disso, a proposta está alinhada com os eixos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024–2028 do IFCE, que destaca como prioridades:
a integração entre teoria e prática;
a valorização do desenvolvimento regional sustentável;
o estímulo à pesquisa aplicada e à inovação;
a formação de profissionais críticos, éticos e comprometidos com a transformação social.
Benefícios esperados com a implantação do projeto incluem:
Ampliação da formação técnica sobre não-ruminantes, suprindo lacunas curriculares;
Promoção de vivências práticas e aproximação com realidades produtivas locais;
Estímulo à interdisciplinaridade e ao trabalho em equipe;
Contribuição direta à melhoria do desempenho acadêmico;
Produção de materiais técnicos e científicos com valor institucional e social;
Formação de cidadãos mais preparados para atuar com responsabilidade social, ambiental e econômica na cadeia produtiva animal.
Dessa forma, o grupo de estudo se constitui como uma proposta com alto potencial transformador, tanto no percurso formativo dos estudantes quanto no fortalecimento do papel social do IFCE junto às comunidades e setores produtivos da região.
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