Projeto Estratégico #155699
AbertaColeta Seletiva e Compostagem como Estratégias de Educação Ecológica no IFCE - campus Umirim
0%
Implantação da Coleta Seletiva
Construção e Ativação da Unidade de Compostagem
Campanhas Educativas e Oficinas
Avaliação e Disseminação
Avaliação do impacto da ação após 6 meses;
Divulgação dos resultados em murais, eventos e redes sociais do campus.
Descrição
2.1. Justificativa do Projeto
O IFCE – campus Umirim apresenta um cenário típico de instituições de ensino com atividades agropecuárias e grande circulação de pessoas: significativa produção diária de resíduos, tanto orgânicos quanto recicláveis. Grande parte desse material é descartada de forma inadequada. O refeitório do campus, que serve mais de 400 refeições por dia, gera elevados volumes de resíduos alimentares, enquanto a rotina de manutenção do ambiente externo — incluindo podas, varrições, corte de grama e limpeza de canteiros — contribui com toneladas de resíduos vegetais ao longo do ano.
Atualmente, a inexistência de uma estrutura de coleta seletiva eficaz e de um sistema de reaproveitamento dos resíduos orgânicos dificulta o correto manejo desses materiais, acarretando consequências como acúmulo de lixo, contaminação cruzada de resíduos, proliferação de insetos e animais sinantrópicos, mau cheiro e desperdício de recursos que poderiam ser transformados em adubo. Em adição, além desse tipo de resíduo, diariamente são gerados grandes volumes de material recicláveis, em especial, papel e embalagens plásticas que poderiam retornar a sociedade por meio da reciclagem. Além dos impactos ambientais, o descarte inadequado desses resíduos compromete a estética, a saúde e o bem-estar de todos que convivem no campus.
Nesse contexto, a criação de um projeto de ação voltado à educação ecológica, coleta seletiva e compostagem é não apenas relevante, mas urgente. A proposta visa promover uma mudança cultural, transformando o campus em um espaço mais limpo, produtivo, sustentável e formador de valores ambientais. A ação também contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, críticos e engajados com os desafios ambientais contemporâneos, em total consonância com os princípios do PDI 2024–2028 e com os compromissos institucionais com a sustentabilidade.
Além disso, a proposta está alinhada com os eixos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024–2028 do IFCE, que destaca como prioridades:
- a integração entre teoria e prática;
- a valorização do desenvolvimento regional sustentável;
- o estímulo à pesquisa aplicada e à inovação;
- a formação de profissionais críticos, éticos e comprometidos com a transformação social.
Benefícios esperados com a implantação do projeto incluem :
- Ampliação da formação técnica sobre preservação ambiental, suprindo lacunas curriculares;
- Estímulo à interdisciplinaridade e ao trabalho em equipe;
- Contribuição direta à melhoria do desempenho acadêmico;
- Produção de materiais técnicos e científicos com valor institucional e social;
- Formação de cidadãos mais preparados para atuar com responsabilidade social, ambiental e econômica.
Arquivos
Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes há 13 dias
- Atribuído para alterado de Maria Michele Colaço Pinheiro para Bruno Rodrigues