Projeto

Geral

Perfil

Ações

Projeto Estratégico #155700

Aberta

Acompanhamento do ENADE 2025 - Curso de Letras Português-Inglês

Adicionado por Glauter dos Santos Guimaraes 10 dias atrás. Atualizado 7 dias atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Média
Categoria:
Ensino
Início:
01/05/2025
Data prevista:
31/08/2026 (Previsto para aproximadamente 14 meses)
% Terminado:

50%

Campus:
UMIRIM
Entrega(s) do projeto:

Produção e distribuição de um vídeo explicativo gravado pela coordenação do curso, compartilhado no site da instituição, redes sociais e grupos de alunos.
Publicação da lista de estudantes convocados no mural virtual do curso e envio de e-mails individuais com orientações.

Processo SEI relacionado:
Alinhamento :
PDI 2024-2028
Patrocinador:
Departamento de Ensino
Custo Estimado (em R$):
Objetivos PDI 2024-28:
OE-12 Maximizar o desempenho nas avaliações dos cursos superiores (graduação e pós-graduação).

Descrição

2.1. Justificativa do Projeto

O ENADE 2025 para o curso de Letras Português-Inglês é uma ferramenta essencial para avaliar a qualidade da formação oferecida pelas instituições de ensino superior, garantindo que os futuros profissionais estejam preparados para os desafios da docência, da pesquisa e do mercado de trabalho. O exame tem como objetivo verificar se os estudantes desenvolveram as competências linguísticas, pedagógicas e culturais necessárias para atuar tanto no ensino da língua portuguesa quanto no da língua inglesa, incluindo o domínio das respectivas literaturas e das metodologias de ensino. Além disso, o ENADE assegura que as diretrizes curriculares nacionais estão sendo cumpridas, avaliando desde conhecimentos teóricos em linguística até habilidades práticas, como a aplicação de tecnologias educacionais e estratégias de ensino inclusivo.

A importância do ENADE para o curso de Letras Português-Inglês também se reflete no impacto social da formação desses profissionais. Professores bem preparados são fundamentais para a educação básica, influenciando diretamente o aprendizado de milhares de estudantes. Ao avaliar o desempenho dos graduandos, o exame identifica possíveis deficiências na formação, permitindo que as instituições ajustem suas grades curriculares e métodos de ensino. Isso contribui para a valorização da profissão docente e para a melhoria contínua da qualidade do ensino superior no Brasil.

Outro aspecto relevante é a possibilidade de comparar os resultados entre diferentes instituições, o que incentiva a competitividade e a busca por excelência acadêmica. O ENADE não só beneficia os alunos, que terão uma formação mais sólida, mas também a sociedade, que contará com profissionais mais qualificados para atuar na educação, na pesquisa e em outras áreas que demandam proficiência em línguas. Dessa forma, o ENADE 2025 para Letras Português-Inglês cumpre um papel estratégico na garantia de um ensino superior de qualidade, alinhado às demandas contemporâneas e às necessidades do país.


Arquivos


Subtarefas 4 (2 abertas2 fechadas)

Cronograma de etapas #155750: Divulgação inicialEncerradoJoão Alfredo Ramos Bezerra02/06/202505/06/2025

Ações
Cronograma de etapas #155751: Seleção e comunicaçãoEncerradoJoão Alfredo Ramos Bezerra02/06/202512/06/2025

Ações
Cronograma de etapas #155752: Acompanhamento contínuoNovoJoão Alfredo Ramos Bezerra16/06/202530/10/2025

Ações
Cronograma de etapas #155753: Simulados avaliativosNovoJoão Alfredo Ramos Bezerra16/06/202525/10/2025

Ações
Ações #1

Atualizado por João Alfredo Ramos Bezerra7 dias

  • Subtask #155750 adicionado
Ações #2

Atualizado por João Alfredo Ramos Bezerra7 dias

  • Subtask #155751 adicionado
Ações #3

Atualizado por João Alfredo Ramos Bezerra7 dias

  • Subtask #155752 adicionado
Ações #4

Atualizado por João Alfredo Ramos Bezerra7 dias

  • Subtask #155753 adicionado
Ações

Exportar para Atom PDF