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Projeto Estratégico #156064

Fechada

Interação e Aprendizagem

Adicionado por Glauter dos Santos Guimaraes aproximadamente 1 mês atrás. Atualizado aproximadamente 1 mês atrás.

Situação:
Encerrado
Prioridade:
Média
Categoria:
Assuntos Estudantis
Início:
01/06/2025
Data prevista:
30/11/2025
% Terminado:

100%

Campus:
GUARAMIRANGA
Entrega(s) do projeto:

Analisar as causas da evasão acadêmica para fortalecer a relação entre instituição e comunidade, promovendo a interação e a construção de um ambiente acadêmico acolhedor, construindo uma visão holística do problema para desenvolver soluções eficaz e sustentável;

Inovar práticas pedagógicas com tecnologia educacional, metodologias ativas, jogos educativos e recursos tecnológicos para tornar as aulas mais prazerosas;

Colocar em prática este projeto pedagógico interdisciplinar em colaboração com os NÚCLEOS e em parceria do Núcleo Gestor e CRAS do município;

Estabelecer um diálogo constante com as famílias, buscando parcerias para apoiar o aluno e garantir sua permanência na instituiçã

Processo SEI relacionado:
23849.001443/2025-16
Alinhamento :
PDI 2024-2028, PPE 2017-2024
Patrocinador:
Diretora do Campus Guaramiranga
Custo Estimado (em R$):
Seiscentos reais (600R$) para: xerox colorida, lembrancinhas e brindes.
Objetivos PDI 2024-28:
OE-2 Fortalecer os programas de apoio ao discente a fim de melhorar a permanência e o êxito dos estudantes.

Descrição

2.1. Justificativa do Projeto

Este projeto pedagógico preocupa-se em trabalhar a temática da evasão acadêmica no Campus Guaramiranga-IFCE. A motivação deste estudo deu-se pela necessidade de encontrar meios para solucionar um problema que vem crescendo dia a por dia nesta instituição de ensino. Sabe-se que a evasão escolar é um ponto negativo que afeta a educação brasileira há anos. Em 2024, de acordo com o IBGE, 18,5% dos jovens de 15 a 29 anos no Brasil não estavam estudando, trabalhando ou se qualificando, o que demonstra uma taxa de evasão ou abandono escolar muito alta. Além disso, o Censo Escolar 2024 registrou que 8,7 milhões de jovens nessa faixa etária não concluíram o ensino médio, seja por abandono ou por nunca terem frequentado essa etapa. Este índice é uma percentagem assustadora quando comparada com países desenvolvidos.
O artigo 205 da Constituição Federal de 1988 relata que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Todos os brasileiros tem direito a educação, mas nem todos tem condição de permanecer na instituição de ensino. Muitas das vezes os discentes são obrigados a evadirem do estudo para buscar um trabalho para sobreviver. A busca constante pela a sobrevivência é um dos grandes motivos da evasão acadêmica.
No artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei - 9394/96) está escrito as doze incumbências dos estabelecimentos de ensino. Duas delas falam que é dever da instituição de ensino prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento e articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola. Então, ficam as indagações: Se é dever das instituições de ensino articular com as famílias e comunidade meios para recuperação dos alunos, então por quê ainda existem o índice tão alto de reprovação e evasão escolar? Será se realmente os estabelecimentos de ensino estão cumprindo com o seu dever?
Ainda no art. 12 da  LDB diz que é dever das instituições de ensino elaborar e executar sua proposta pedagógica. A escritora e professora Ilma Passos Veiga (1998) fala que a instituição de ensino deve elaborar a sua proposta pedagógica observando os cinco princípios: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade e valorização. Para planejar e colocar em prática o projeto pedagógico é necessário a coletividade, ou seja, todos devem participar deste processo de decisão. A instituição deve contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e capazes de construir seus próprios projetos de vida.
Marília Gouvâ de Miranda Patto (2015) é brasileira, psicóloga e pesquisadora sobre a evasão escolar. Para ela a evasão é um fracasso escolar que muitas das vezes não está ligada diretamente ao aluno, está ligada ao ambiente escolar, que não respeita o ritmo de aprendizagem do discente, sua identidade e sua história de vida. Não se pode ignorar o papel da instituição de ensino que muitas das vezes neutralizam o fracasso ao invés de enfrentá-lo de forma crítica. A escritora diz que a evasão não é um abandono voluntário do aluno, mas a exclusão por falta de acolhimento ou valorização. É necessário que a instituição de ensino crie um ambiente de aprendizagem significativos para todos os discentes.
Sabe-se que a falta de transporte escolar contribui muito para o fator da evasão neste Campus. Então, fica as indagações: O que o Núcleo Gestor do Campus pode fazer para solucionar o problema em relação ao transporte escolar?  Quais outros fatores tem contribuído para um índice tão alto de evasão neste Campus? Quais projetos pedagógicos interdisciplinar o Setor Pedagógico do Campus tem feito para diminuir a evasão acadêmica? A metodologia utilizada pelos docentes tem contribuído para diminuir a evasão acadêmica? Quais tecnologias educacional pode contribuir para diminuir a evasão acadêmica? Qual projeto de intervenção pode ser feito para solucionar este problema?
Para responder todas estas perguntas do parágrafo anterior será necessário elaborar este projeto de pedagógico que será posto em prática com a colaboração dos Núcleos , em parceria do Núcleo Gestor do Campus e CRAS do município Guaramiranga - CE. Assim sendo, é dever da instituição de ensino em colaboração com os seus docentes e servidores propor um ensino de qualidade para seus alunos e encontrar meios para que os discentes permaneçam na instituição.
Para colocar este projeto pedagógico em prática é fundamental que a tecnologia educacional faça parte do desenvolvimento desta temática. Como o índice de evasão do Campus Guaramiranga - IFCE é alto, para que aconteça um projeto de intervenção para trabalhar esta assunto, é essencial um esforço conjunto, envolvendo alunos, docentes, núcleo gestor, núcleos, servidores, família e CRAS do município de Guaramiranga - CE. Identificar os motivos da evasão, criar um ambiente acadêmico mais acolhedor e motivador é imprescindível para diminuir este problema.

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Cronograma de etapas #156070: Projeto: "Interação e Aprendizagem"EncerradoCicera da Silva Araujo Lima01/06/202530/11/2025

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Cronograma de etapas #156071: Projeto: "Interação e Aprendizagem"EncerradoCicera da Silva Araujo Lima01/06/202530/11/2025

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