Projeto Estratégico #156075
AbertaGestão de implantação de novos cursos no campus
0%
Os grupos de trabalho do ensino produzirão os Projetos Pedagógicos de Cursos - PPC previstos em Estudo de Potencialidades (SEI 7342789), que possibilitarão o ingresso de discentes a partir de novas ofertas de cursos técnicos integrados, técnicos subsequentes e cursos tecnológicos superiores no período de 2026.1 a 2027.1.
Descrição
2.1. Justificativa do Projeto
Atualmente, o campus Avançado de Guaramiranga oferece cursos técnicos regulares exclusivamente na modalidade subsequente, quais sejam: CT subsequente em Manutenção e Suporte em Informática, CT subsequente em Hospepdagem, CT subsequente em Serviços de Restaurante e Bar e CT subsequente em Administração na modalidade EaD.
Considerando nosso plano de expansão para os próximos 3 anos, prevê-se a necessidade de mobilização imediata para o estabelecimento de comissões de desenvolvimento de Projetos Pedagógicos de Curso com base no novo Estudo de Potencialidades (SEI 7342789). Para além do desenvolvimento dos projetos, esta empreitada tem como base o estabelecimento de processos de aprovação dos referidos cursos já visando uma progressiva disponibilização de oferta para os semestres de 2026.1 e 2027.1, além de mobilizar outros setores (como administração, gestão de pessoas e setor técnico-pedagógico, por exemplo) para garantir as condições ideais de ensino.
O primeiro desses cursos a ser implementado, já em via de finalização processual, é o Curso Superior de Tecnologia em Eventos, previsto para início de oferta em 2026.1. O referido curso visa a atender uma demanda local através de uma oferta noturna, com o ímpeto de captar tanto profissionais da área de eventos já estabelecidos e pessoas sem experiência que almejam investir nessa atuação, bem como servidores da administração pública e demais profissionais do setor de hospitalidade e lazer.
Com oferta prevista para o semestre de 2026.1, igualmente, está em trâmite o PPC do Curso Técnico em Gastronomia, com oferta integral (manhã e tarde), em estudo de regime de distribuição de carga horária estratégico nas segundas, terças e quartas-feiras, dias em que há menor demanda do setor de Alimentos e Bebidas na região. Dessa forma, o curso consegue incluir a participação de profissionais da área com desejo de investir numa capacitação formal e no aprofundamento na seara gastronômica. Foi feita uma prévia pesquisa no cenário acadêmico e na comunidade e essa configuração de aulas em modelo intensivo tem sido bem aceito pelos potenciais candidatos.
Ademais, visando a implementação de cursos técnicos na modalidade integrada, propõe-se o encaminhamento de formação de comissões de elaboração de PPCs para os cursos: Técnico Integrado em Hospedagem e Técnico Integrado em Informática. Seguindo a demanda da oferta, considerando o contexto institucional, inclusive no que diz respeito à gestão de pessoas, ambos seriam disponibilizados em 2027.1. Esses prazos levam em conta a necessidade de concurso público para atendimento de vagas para a área propedêutica, além da realização de obras de infraestutura fundamentais para atender as demandas específicas desses cursos e públicos de ensino médio.
Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo geral estabelecer as comissões de elaboração, acompanhar a demanda de ensino vinculada à implementação dos novos cursos descritos e garantir que esses processos tenham sua viabilidade garantida, respeitando-se o caráter de tempestividade exigido pelo plano de expansão de matrículas.
Arquivos
Nenhuma informação disponível