Projeto Estratégico #156677
AbertaMelhora na qualidade da merenda escolar ofertada aos discente através de aquisição de gêneros alimentício de agricultura familiar.
0%
Estruturação do espaço onde ocorrerá a distribuição da merenda aos alunos com aquisição de equipamentos e materiais de consumo.
Contratação de 1 posto de copeira (serviço terceirizado).
Realização de Edital de Chamada Pública para Aquisição de gêneros de agricultura familiar.
Formalização de Contrato com a Cooperativa de agricultura familiar e treinamento dos fiscais para correta execução do contrato.
Treinamento da copeira para manipulação e distribuição de alimentos em conformidade regras sanitárias.
Campanha de conscientização junto a alunos visando um correto descarte dos resíduos gerados pela distribuição gêneros alimentícios de agricultura familiar.
Descrição
2.1. Justificativa do Projeto
O fornecimento de alimentação escolar para os alunos da educação básica prevê a oferta de uma alimentação saudável e adequada, com a presença de alimentos variados e seguros, respeitando a cultura, as tradições e os hábitos alimentares e apoiando o desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios sazonais, produzidos em âmbito local e pela agricultura familiar.
Atualmente o campus oferece apenas merenda escolar industrializada sendo de grande importância a transição para alimentos mais saudáveis, contribuindo para permanência e êxito dos alunos e sintonia com ensinamentos dos cursos do eixo de Meio Ambiente.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Paracuru, na condição de Entidades executoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ao realizar a aquisição da agricultura familiar para a alimentação escolar visa atender ao que está regulamentado pela Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009, que determina que no mínimo 45% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o PNAE deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural.
Informa-se que o campus desde de sua criação possui um histórico de devolução total dos recursos orçamentários do PNAE por falta de execução, logo com intuito de mudar esta realidade, para o exercício de 2025, colocou-se como meta a execução destes recursos em 100%, visando o constante recebimento e aumento dos valores ao longo dos próximos exercícios, o que beneficiará em torno 200 alunos e as cooperativas locais.
2.3. Escopo do projeto
Adequação e ambientação de um espaço para realização da distribuição aos alunos dos gêneros alimentícios da agricultura familiar.
Estabelecimento como meta constante da Gestão do campus Paracuru a execução integral dos recurso orçamentário originários do PNAE.
Realização de formações com os agentes principais para a correta e adequada execução desta ação.
Divulgação e consciêntização com os alunos sobre a importância do melhoramento da merenda escolar ofertada.
2.4. Partes Interessadas
Patrocinador: Manoel Paiva de Araújo Neto (Diretor Geral)
Gerente do projeto: Thiago Avelino da Silva (Chefe do Departamento de Administração e Planejamento)
Equipe do projeto: Fabiani Weiss Pereira (Coordenadora de Assuntos Estudantis) e Marcelo da Silva de Souza (Setor de Aquisição e Contratações)
Usuários finais ou Público Alvo: Estudantes do IFCE e cooperativas de agricultura familiar do município de Paracuru-CE.
Outras partes envolvidas: Alex Costa da Silva (Assistente de Aluno)
Arquivos