Projeto Estratégico #156729
AbertaProjeto Mãos Dadas pela Inclusão
0%
- Acordo de Cooperação Técnica formalizado.
- Plano de Trabalho finalizado e formalizado.
Descrição
2.1. Justificativa do Projeto
O compromisso do IFCE Campus Acaraú com a inclusão, diversidade e acessibilidade não pode se limitar ao ambiente interno. Para "Estabelecer uma cultura institucional de inclusão", é fundamental buscar a expertise e a sinergia com organizações que lidam diariamente com a realidade das pessoas com necessidades específicas. A APAE de Acaraú é a instituição de referência na comunidade local na prestação de serviços de apoio e educação especializada. Uma parceria formal com a APAE oferece ao Campus a oportunidade de promover a formação continuada de seus docentes e técnicos com base na vivência prática, além de servir como um laboratório real de aplicação de tecnologias assistivas e métodos pedagógicos inclusivos desenvolvidos pelo próprio IFCE.
Este acordo de cooperação técnica justifica-se pela necessidade de troca mútua de conhecimentos e recursos. De um lado, o IFCE pode oferecer o expertise de seus docentes e técnicos, além de sua infraestrutura, para atividades como o desenvolvimento de tecnologias assistivas de baixo custo (protótipos criados em laboratórios de informática ou eletrônica). De outro lado, a APAE fornece uma experiência que ainda não temos no campus Acaraú do IFCE (estágios e projetos de extensão), além de permitir trocas com nossas discentes, principalmente dos cursos de licenciatura, garantindo que a futura mão de obra do mercado de trabalho local seja formada com a sensibilidade e o conhecimento necessários para atuar em ambientes inclusivos, superando o déficit de profissionais especializados.
Portanto, o Acordo de Cooperação Técnica IFCE-APAE é um projeto estratégico que materializa a política de inclusão do Campus. Ele eleva a qualidade do atendimento prestado pela APAE ao incorporar a tecnologia e a pesquisa do IFCE, ao mesmo tempo em que enriquece a formação dos alunos do IFCE com a experiência da educação especial. Esta sinergia não só garante que o Campus cumpra seu objetivo estratégico de estabelecer uma cultura de inclusão de forma prática e visível, mas também demonstra o seu impacto social e responsabilidade comunitária perante o município de Acaraú, promovendo, efetivamente, a inclusão e a acessibilidade para todos.
Arquivos
Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes há 3 dias
- Início alterado de 01/03/2026 para 02/02/2026
- Data prevista alterado de 01/09/2026 para 01/08/2026
Atualizado por Glauter dos Santos Guimaraes há 3 dias
- Arquivo excluído (
SEI_8197107_Termo_de_Abertura_de_Projeto___TAP.pdf)