Projeto

Geral

Perfil

Ações

Projeto Estratégico #156925

Aberta

Conexão Enem: Rota do Saber Centro-Sul

Adicionado por Glauter dos Santos Guimaraes 11 dias atrás. Atualizado 4 dias atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Média
Atribuído para:
Categoria:
Ensino
Início:
01/04/2026
Data prevista:
31/12/2026 (Previsto para aproximadamente 8 meses)
% Terminado:

100%

Campus:
IGUATU
Entrega(s) do projeto:

1- Comunidade escolar e extraescolar com conhecimento dos cursos de ensino superior do IFCE/campus Iguatu.
2- Laboratório de Ensino implantado no campus, ensino superior no chão da escola de educação básica.
3- Estudantes com conteúdo de Geografia, Redação e Química revisado para ENEM/vestibulares.

Processo SEI relacionado:
23266.001481/2026-01
Alinhamento :
PDI 2024-2028
Patrocinador:
Márcia Leyla de Freitas Macêdo Felipe
Custo Estimado (em R$):
R$ 1000,00 (Mil reais )
Objetivos PDI 2024-28:
OE-10 Elevar a taxa de ocupação das vagas ofertadas, maximizando a utilização dos recursos disponíveis e atraindo um número maior de candidatos nos processos seletivos.
Âmbito do projeto:
Setorial

Descrição

2. APRESENTAÇÃO
O projeto será desenvolvido com escolas públicas da região visando a divulgação dos cursos superiores do IFCE/campus Iguatu, com estudantes do terceiro ano do ensino médio. Será desenvolvido com aulões de Química de Geografia, levando o ensino superior pisar no chão da escola do ensino médio, é o Laboratório de ensino do superior para na educação básica.
É a garantia da democratização do acesso a revisões de alta qualidade para estudantes da rede pública de ensino do Centro-Sul cearense, fortalecendo o desempenho acadêmico e as competências socioemocionais necessárias para o ingresso no Ensino Superior via ENEM/Vestibulares.

2.1. Justificativa do Projeto
Justifica-se esse projeto pelos aspectos que deverá atender durante o ano com estratégias que vise:
Revisão Interdisciplinar: Revisar os conteúdos de maior incidência no ENEM (Matriz de Referência) através de uma abordagem prática e contextualizada com a realidade regional.
Apoio Socioemocional: Oferecer estratégias de controle de ansiedade e gestão de tempo para o dia da prova, minimizando o impacto psicológico do exame.

2.3. Escopo do projeto
1- Comunidade escolas e extra escola com conhecimento dos cursos de ensino superior do IFCE/campus Iguatu
2- Laboratório de Ensino implantado no campus, ensino superior no chão da escola de educação básica
3- Estudantes com conteúdo de Geografia, Redação e Química revisado para ENEM/vestibulares
Integração Regional: Promover o intercâmbio de conhecimentos entre alunos de diferentes municípios da região (Iguatu, Quixelô, Jucás, Carius etc.), criando uma rede de apoio estudantil.
Uso de Tecnologias: Disponibilizar materiais digitais complementares (PDFs e videoaulas) para que o estudo continue em casa após os aulões presenciais.


Arquivos

SEI_8678712_Termo_de_Abertura_de_Projeto___TAP.pdf (57,9 KB) SEI_8678712_Termo_de_Abertura_de_Projeto___TAP.pdf Termo de Abertura do Projeto Glauter dos Santos Guimaraes, 22/04/2026 10:36 h

Subtarefas 1 (1 aberta0 fechada)

Cronograma de etapas #156937: Apresentação do Projeto, seguido de Aulão de GeografiaNovoAntonio Nunes Pereira28/04/202628/04/2026

Ações
Ações #1

Atualizado por Jose Willame Felipe Alves9 dias

  • Subtask #156937 adicionado
Ações

Exportar para Atom PDF