Projeto

Geral

Perfil

Ações

Atividade #55245

Fechada

Realizar ações de extensão. Tema: Letramento funcional em saúde e Nutrição entre diabéticos de Limoeiro do Norte: Educação para melhoria da qualidade de vida

Adicionado por Roseane Saraiva de Santiago Lima mais de 4 anos atrás. Atualizado mais de 4 anos atrás.

Situação:
Encerrado
Prioridade:
Média
Categoria:
-
Início:
03/07/2018
Data prevista:
30/09/2019
% Terminado:

100%

Campus:
LIMOEIRO DO NORTE
Responsável pela atividade:
Bruna Yhanga
Fator:
F1. Fatores Individuais
Med Inter:
MI8

Descrição

Este projeto visou investigar a influência de estratégias educativas sobre o grau de letramento em saúde e nutrição e o controle glicêmico de pessoas com diabetes residentes em Limoeiro do Norte-CE.
Foi executado na Unidade Básica de Saúde Dr. João Eduardo Neto (UBS Populares), situada no município de Limoeiro do Norte – CE, na Rua Coronel José Nunes, s/n, no bairro Populares.
Participaram 30 indivíduos com idade a partir de 20 anos, diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2 acompanhados pela equipe de saúde da referida unidade.
Participaram do projeto quatro estudantes de graduação, matriculados no curso de Bacharelado em Nutrição do IFCE-Limoeiro do Norte. O mesmo ocorreu em três etapas, onde na primeira foi aplicado um formulário demográfico e socioeconômico, coletados registros de glicemia de jejum mais próximos à data da primeira entrevista com os participantes e aplicado o instrumento Newest Vital Sign (NVS) (PFIZER, 2011) para diagnosticar o grau de letramento em saúde e nutrição dos voluntários.
Na segunda etapa, foram promovidas quatro intervenções educativas nas quais foram repassadas informações sobre: Diabetes Mellitus e suas complicações e e apresentação do perfil do grupo em relação ao grau de letramento; alimentação adequada para pessoas com DM; importância da leitura de rótulos e como fazer; escolha dos alimentos in natura, contagem de carboidratos e tira-dúvidas. Para trabalhar essas temáticas foram elaborados, com base nos preceitos do letramento em saúde e legibilidade, a cartilha da pessoa com diabetes, com foco principal na alimentação e automonitorização da situação de saúde, panfletos para educação sobre leitura de rótulos de alimentos, oficina de leitura de rótulos e jogos com alimentos, para auxiliar nas escolhas.
Na terceira e última etapa foi aplicado novamente o NVS e realizado o registro das glicemias de jejum mais atuais para comparar os resultados obtidos previamente às ações educativas com os resultados adquiridos ao final do projeto de extensão.
No momento atual, estão sendo analisados os dados coletados pós-ações educativas para serem apresentados ao público participante e equipe de saúde.


Arquivos

PPE Nutrição extensão 2018 2019.pdf (340 KB) PPE Nutrição extensão 2018 2019.pdf Roseane Saraiva de Santiago Lima, 30/09/2019 14:49 h
Ações #1

Atualizado por Roseane Saraiva de Santiago Limamais de 4 anos

  • Data prevista alterado de 30/07/2019 para 30/09/2019
Ações #2

Atualizado por Roseane Saraiva de Santiago Limamais de 4 anos

  • Título alterado de Extensão: Letramento funcional em saúde e Nutrição entre diabéticos de Limoeiro do Norte: Educação para melhoria da qualidade de vida para Realizar ações de extensão. Tema: Letramento funcional em saúde e Nutrição entre diabéticos de Limoeiro do Norte: Educação para melhoria da qualidade de vida
Ações #3

Atualizado por Roseane Saraiva de Santiago Limamais de 4 anos

  • Med Inter alterado de MI18 para MI8
Ações

Exportar para Atom PDF