Projeto

Geral

Perfil

Ações

Atividade #65199

Aberta

Realizar acompanhamento dos alunos que se encontram em situação de baixa autoestima.

Adicionado por Diego Eloi quase 4 anos atrás. Atualizado quase 4 anos atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Alta
Atribuído para:
-
Categoria:
-
Início:
18/05/2020
Data prevista:
31/12/2021 (mais de 2 anos atrasado)
% Terminado:

60%

Campus:
CANINDÉ
Responsável pela atividade:
Fator:
F1. Fatores Individuais
Med Inter:
MI34

Descrição

Os atendimentos aos estudantes ocorrem geralmente por livre demanda aos setores da CTP e CAE.
Com relação a CAE, as necessidades dos alunos são identificadas, na maioria das vezes, durante o atendimento com algum profissional da equipe multidisciplinar (nutrição, enfermagem, serviço social, odontologia), onde o aluno acaba relatando situações pessoais ou familiares que afetam diretamente sua autoestima e/ ou sociabilidade. Também há situações em que os atendimentos ocorrem por demandas dos docentes, quando os mesmos procuram os referidos setores para relatar situações que ocorrem em sala de aula tão logo sejam identificados nos estudantes alguma dificuldade de relacionamento, em seus depoimentos e/ ou mudanças em seus comportamentos.
Quando tal situação é gerada devido a critérios pedagógicos, o aluno é encaminhado a CTP, para que a equipe do setor (pedagoga e técnico em assuntos educacionais) possam tratar da questão de maneira criteriosa, segundo conhecimentos técnicos. Nesse setor, o atendimento é registrado em documento compartilhado com a Direção de Ensino ou, quando tratar-se de questões confidenciais, a CTP encaminha o documento apenas a CAE, para resolução conjunta das dificuldades do aluno.
Quando necessário, faz-se um encaminhamento a Rede Municipal de Saúde, especialmente em casos de alunos com demandas de profissionais psicólogos, já que o campus não conta com esse servidor em seu quadro. No entanto, o município muitas vezes encontra-se sobrecarregado, não conseguindo atender aos alunos encaminhados. Além disso, muitos alunos não residem na cidade de Canindé, mas sim em pequenos municípios em seu entorno, os quais não contam com um serviço de atenção psicológica na rede pública.
O campus Canindé encontra-se com limitações em prestar assistência aos estudantes devido a ausência de profissionais indispensáveis ao melhor acolhimento e encaminhamento de algumas demandas, como psicóloga e assistente social. Essa última foi removida recentemente, sem previsão de substituição.
Em anexo, modelos de formulários de atendimentos da nutrição e CTP, usados para registros e acompanhamentos dos alunos.


Arquivos

Formulário_COnsultade Nutrição.docx (21 KB) Formulário_COnsultade Nutrição.docx Diego Eloi, 18/05/2020 16:50 h
Registro CTP.docx (22,5 KB) Registro CTP.docx Diego Eloi, 18/05/2020 17:01 h
Ações

Exportar para Atom PDF