Projeto

Geral

Perfil

Ações

Atividade #72552

Aberta

Plano de Ação do (a) Coordenador (a) do Curso do Técnico em Guia de Turismo

Adicionado por Marcius Tulius Soares Falcão aproximadamente 3 anos atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Média
Atribuído para:
Categoria:
-
Início:
29/01/2021
Data prevista:
23/12/2021 (mais de 2 anos atrasado)
% Terminado:

0%

Campus:
FORTALEZA
Responsável pela atividade:
Marcius Tulius Soares Falcão
Fator:
F2. Fatores Internos à Instituição
Med Inter:
MI13

Descrição

Este Plano de Ação da Coordenadoria do curso Técnico em Guia de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Fortaleza, apresenta o conjunto das ações a serem desenvolvidas visando à melhoria do curso e a excelência nas atividades desenvolvidas.
Trata-se de um trabalho participativo que envolverá a equipe de profissionais que faz parte desta Coordenadoria e tem em vista a consolidação das ações pedagógicas que deverão ser desenvolvidas ao longo deste ano que se inicia, em consonância com as diretrizes contidas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da referida Instituição.
O Curso Técnico em Guia de Turismo foi criado em 2010. Em 2018, teve sua Matriz atualizada conforme análises e ponderações de professores e alunos do curso, com o propósito de melhor adequar às tendências do setor produtivo. Vale ressaltar que os ajustes na matriz não alteram os objetivos do curso e nem o perfil de formação, apenas melhoram a sua viabilização.
Em 2020.2 o curso conta com 62 alunos regularmente matriculados, em 04 evadidos, 04 com matrícula trancada, e 122 egressos. Teve-se 03 alunas concluindo o curso (estavam com pendências). Para 2021.01 o número de egressos será adicionado dos concludentes. Ressalta-se que por conta da pandemia não ocorreu conclusão de turma em 2020.02, ficando para 2021.01, acrescentando-se ao número de egressos os alunos que terminarem o S3, sendo previsto o número de 16 alunos (caso ocorram as atividades práticas e todos sejam aprovados). Estas informações foram retiradas do Sistema Acadêmico, estando sujeitas as mudanças.
Breve reflexão sobre os dados do curso que justificam as atividades a serem desenvolvidas no plano. O previsto de entrada anualmente é de 30 alunos, contudo nos últimos 3 anos, 2017, 2018, 2019, o quantitativo de egressos, gira em torno de 18 alunos. Uma melhora em relação aos períodos anteriores, mas ainda necessitando de melhorar.


Arquivos

Nenhuma informação disponível

Ações

Exportar para Atom PDF