Projeto

Geral

Perfil

Atividade #49331

Atualizado por Djane Alves Victormais de 5 anos

O Neabi do campus promoveu uma atividade, dentre muitas que desenvolve,    atividade de investigação do patrimônio material e imaterial dos povos ancestrais da região: 
 Tradição ancestral do Cariri. Cariri é tema de pesquisas do NEABI 


 A tradição ancestral pré-colonial do Cariri é destaque nas pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus de Crato do IFCE. O grupo busca investigar o patrimônio material e imaterial dos povos ancestrais da região, também chamados de indígenas, como os Kariris e os Juc ás. 
 
 Segundo a vice-coordenadora do NEABI do campus, Verioni Bastos, o principal objetivo no momento é ampliar as pesquisas sobre a temática, envolvendo também estudantes e outros servidores do campus. Na Vila Mororó, por exemplo, distrito de Santana do Cariri, município a 50 quilômetros do Crato, o trabalho é para estimular a preservação das práticas, valores e saberes, as rezas e usos dos chás. Lá, em outubro de 2018, foi realizado o I Seminário do IFCE sobre Patrimônio Imaterial Arqueológico, organizado pela pesquisadora. 
 Sítios arqueológicos 
 A Vila Mororó abriga descendentes da tribo Kariri e na comunidade há também um sítio arqueológico lito-cerâmico, um dos vários já encontrados no Ceará. Junto a outros arqueólogos, Verioní participou de visitas técnicas e analíticas a novos sítios encontrados em localidades de Santana, Assaré, Crato e Brejo Santo. "Estão sendo encontrados muitos sítios arqueológicos na região do nordeste, dentro da caatinga. O nosso interesse é pesquisar para preservação e promoção do patrimônio material dos povos ancestrais aqui da nossa região", explica verioni. 

Voltar