Projeto Estratégico #153115
AbertaIFCE Itinerante: conectando oportunidades e transformando futuros na Ibiapaba
0%
1. Mapeamento das escolas e comunidades alvo
2. Material Informativo sobre cursos e oportunidades no IFCE campus Tianguá
3. Palestras e oficinas itinerantes de orientação profissional
4. Capacitação de multiplicadores locais
5. Relatório final de avaliação do projeto
Descrição
2.1. Justificativa do Projeto
Em suas atividades diárias, a equipe pedagógica do IFCE, incluindo o Departamento de Ensino, as Coordenações de Cursos, a Coordenadoria Técnico-Pedagógica e demais setores, identificou uma demanda significativa da comunidade escolar e de possíveis futuros estudantes do IFCE: a necessidade de maior acesso às informações sobre o IFCE campus Tianguá, seus cursos oferecidos, o mercado de trabalho relacionado, os processos seletivos, as formas de ingresso e os programas de permanência e êxito.
Esse acesso à informação é dificultado pela distribuição geográfica da região da Ibiapaba, que abrange nove municípios e forma, anualmente, aproximadamente 1.600 estudantes apenas nas escolas públicas estaduais. Atualmente, o IFCE campus Tianguá possui cerca de 850 matrículas ativas, das quais 50% são de alunos do município de Tianguá, 38% de Viçosa do Ceará e o restante de outros municípios. No entanto, nos últimos anos, o campus tem enfrentado dificuldades para formar turmas, em parte devido ao aumento da oferta de novos cursos e faculdades na região. Diante desse cenário, torna-se essencial buscar alternativas para a captação de novos estudantes, garantindo a ocupação das vagas oferecidas nos cursos técnicos e superiores.
Com essa finalidade, o Departamento de Ensino desenvolverá o Projeto IFCE Itinerante, promovendo ações de atendimento móvel em toda a região da Ibiapaba. O projeto visa atender prioritariamente as comunidades mais distantes, com menor acesso à informação e que enfrentam barreiras para acessar a internet ou para se deslocarem até o campus. O IFCE Itinerante também proporcionará oportunidades para que esses estudantes possam participar do projeto Visita ao Campus, que anualmente atende cerca de 500 estudantes de escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio.
Os principais objetivos do projeto são:
1. Informar, esclarecer e orientar as comunidades locais sobre os benefícios e as oportunidades oferecidas pelo IFCE campus Tianguá, destacando a importância de um ensino de qualidade para o desenvolvimento pessoal e profissional.
2. Promover ações que facilitem o processo de matrícula, orientando os interessados sobre as etapas de inscrição, as modalidades de ensino e os processos de heteroidentificação.
3. Envolver associações comunitárias, sindicatos dos trabalhadores rurais, entidades de classe, ONGs e prefeituras nas ações de captação, tornando-os agentes multiplicadores de informações sobre o IFCE campus Tianguá e incentivando a comunidade a valorizar a educação oferecida.
4. Participar de feiras de profissões e de eventos públicos que promovam a visibilidade do IFCE.
Este projeto busca, portanto, aproximar o IFCE das comunidades da região, tornando o ensino de qualidade acessível a todos e fortalecendo os laços com a população local.
2.2. Alinhamento Estratégico com o PDI 2024-2028
Tema T01 - Maximização de ocupação de vagas disponíveis: 02 - Realizar visitas periódicas nas escolas e instituições, para promoção e divulgação institucional dos processos seletivos.
2.3. Escopo do projeto
Aumentar a taxa de matrículas nos cursos oferecidos: expandir a captação de novos estudantes através da realização de visitas presenciais em escolas e eventos regionais, promovendo as opções de cursos oferecidos no IFCE campus Tianguá e facilitando o entendimento sobre o processo de ingresso.
Ampliar o número de concludentes dos cursos do IFCE: aumentar o número de estudantes que finalizam seus cursos no IFCE campus Tianguá, fortalecendo as iniciativas de permanência e êxito para garantir que mais alunos ingressem e completem sua formação.
Promover a capacitação profissional para o mercado de trabalho: divulgar os cursos técnicos e superiores do IFCE, destacando as competências e as oportunidades de carreira oferecidas pela instituição, incentivando a busca por qualificação profissional na região.
Fortalecer o orçamento do campus: aumentar o número de matrículas e a conclusão dos cursos, o que contribuirá para a captação de recursos destinados ao campus, ampliando a sustentabilidade financeira e garantindo melhorias para a infraestrutura e para toda a comunidade acadêmica.
Alcançar o maior número possível de estudantes concludentes do Ensino Médio: expandir o alcance informativo do IFCE campus Tianguá, promovendo a instituição como uma escolha viável e atrativa para estudantes concludentes do ensino médio da região, especialmente aqueles com menor acesso à informação sobre as oportunidades no IFCE.
2.4. Partes Interessadas
Patrocinador: Jackson Nunes e Vasconcelos
Gerente do projeto: Clemilton da Silva Ferreira
Equipe do projeto: Será criado uma comissão com representantes do Departamento de Ensino, Coordenadoria Técnico Pedagógica, Coordenadoria de Cursos, Núcleos (NAPNE, NEABI e NUGEDS), Coordenadoria de Assuntos Estudantis e docentes, que estejam necessitando de carga horária.
Usuários finais ou Público Alvo: Escolas do Ensino médio da Serra da Ibiapaba, gestores escolares e concludentes do ensino médio
Outras partes envolvidas: Sindicatos rurais, associações, ONGs.
Arquivos