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Projeto Estratégico #155689

Aberta

Implementação Colaborativa das Novas Diretrizes Curriculares das Licenciaturas

Adicionado por Glauter dos Santos Guimaraes 10 dias atrás. Atualizado 8 dias atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Média
Atribuído para:
Categoria:
Ensino
Início:
01/11/2024
Data prevista:
31/12/2026 (Previsto para aproximadamente 19 meses)
% Terminado:

10%

Campus:
REITORIA
Entrega(s) do projeto:

Resoluções de Alinhamento Curricular dos cursos de Licenciatura.

Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura.

Processo SEI relacionado:
23255.008882/2024-41
Alinhamento :
PDI 2024-2028, PPE 2017-2024
Patrocinador:
Diretoria de Administração Acadêmica
Custo Estimado (em R$):
- Para momentos presenciais (diárias e passagens) : R$ 83.403,45
Objetivos PDI 2024-28:
OE-12 Maximizar o desempenho nas avaliações dos cursos superiores (graduação e pós-graduação).

Descrição

2.1. Justificativa do Projeto

O projeto fundamenta-se na recente homologação, pelo Conselho Nacional de Educação, do Parecer CNE/CP nº 4/2024 (SEI 6441628) e da Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024 (SEI 6441633). Estes documentos estabelecem as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Básica, abrangendo cursos de licenciatura, formação pedagógica para graduados não licenciados e segunda licenciatura.

Com vigência a partir de 1º de julho de 2024, a nova resolução substitui a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que orienta os atuais Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Licenciatura, e a Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, esta última não implementada no âmbito do IFCE.

A publicação das novas diretrizes exige a suspensão temporária dos processos de criação, alteração de PPCs e alinhamento curricular de cursos de licenciatura em andamento, garantindo que as futuras ações estejam alinhadas ao cronograma institucional definido para adequação às novas normativas.

Nesse contexto, o projeto justifica-se pela necessidade de promover um amplo processo de discussão coletiva e sistemática entre todos os atores envolvidos nas licenciaturas – coordenação de curso, Núcleo Docente Estruturante (NDE), docentes, técnicos-administrativos e estudantes. Tal iniciativa visa compreender profundamente as exigências do novo marco regulatório e subsidiar a elaboração e implementação dos ajustes necessários nos cursos, respeitando os prazos e orientações institucionais.

Além disso, o projeto se alinha aos objetivos estratégicos do IFCE, contribuindo diretamente para a melhoria do desempenho dos cursos nos processos de avaliação interna e externa, assegurando que as adequações promovam qualidade acadêmica e institucional.

Com base nesse estudo participativo e colaborativo, espera-se garantir que as licenciaturas atendam plenamente às novas diretrizes, reafirmando o compromisso do IFCE com a formação de excelência para os futuros profissionais do magistério e com os objetivos institucionais estratégicos.


Arquivos

SEI_6842854_Termo_de_Abertura_de_Projeto___TAP.pdf (55,4 KB) SEI_6842854_Termo_de_Abertura_de_Projeto___TAP.pdf TAP Glauter dos Santos Guimaraes, 13/06/2025 09:07 h
SEI_7248182_Convite (2).pdf (41,7 KB) SEI_7248182_Convite (2).pdf Convite evento Jarbiani Sucupira, 15/06/2025 18:16 h
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