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Projeto Estratégico #155722

Aberta

Ciclo de estudos e palestras sobre Transtornos do Comportamento

Adicionado por Glauter dos Santos Guimaraes 18 dias atrás. Atualizado 13 dias atrás.

Situação:
Novo
Prioridade:
Média
Atribuído para:
Categoria:
Extensão
Início:
01/08/2025
Data prevista:
31/12/2025 (Previsto para aproximadamente 6 meses)
% Terminado:

0%

Campus:
UMIRIM
Entrega(s) do projeto:

Pretende-se estabelecer um calendário Inclusivo de Estudos e Palestras para o segundo semestre de 2025 como entrega primária, com materiais de estudo e cartilha digital como entrega secundária.

Processo SEI relacionado:
23493.001263/2025-01
Alinhamento :
PDI 2024-2028, PPE 2017-2024
Patrocinador:
Direção Geral
Custo Estimado (em R$):
Objetivos PDI 2024-28:
OE-20 Estabelecer uma cultura institucional de inclusão, diversidade e acessibilidade no ambiente educacional do IFCE.

Descrição

2.1. Justificativa do Projeto

A proposta deste ciclo de estudos e palestras encontra respaldo direto nas metas e estratégias do PDI 2024–2028 do IFCE, especialmente no que tange ao fortalecimento de ações que promovam a inclusão educacional e a saúde mental no ambiente acadêmico. O documento institucional reconhece que o processo de ensino e aprendizagem não se dá de forma plena sem considerar os múltiplos fatores biopsicossociais que envolvem os sujeitos da comunidade escolar.

A presença de estudantes com transtornos do comportamento nas unidades de ensino do IFCE é uma realidade. Muitos deles ainda não possuem diagnóstico formal ou encontram barreiras para o pleno exercício de sua cidadania educacional. Além disso, observa-se a necessidade de ampliar o repertório teórico-prático dos servidores sobre como lidar, acolher e apoiar esses estudantes em sua jornada escolar.

A partir desse panorama, o projeto justifica-se como um instrumento de formação e sensibilização da comunidade escolar, promovendo um espaço dialógico para o estudo, reflexão e construção de estratégias de convivência, ensino e cuidado. Com ações mensais entre agosto e dezembro, o ciclo busca consolidar uma cultura institucional de valorização da diversidade e promoção do bem-estar, em consonância com os valores do IFCE e as políticas públicas de educação inclusiva e saúde mental.


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