Projeto Estratégico #155722
AbertaCiclo de estudos e palestras sobre Transtornos do Comportamento
0%
Pretende-se estabelecer um calendário Inclusivo de Estudos e Palestras para o segundo semestre de 2025 como entrega primária, com materiais de estudo e cartilha digital como entrega secundária.
Descrição
2.1. Justificativa do Projeto
A proposta deste ciclo de estudos e palestras encontra respaldo direto nas metas e estratégias do PDI 2024–2028 do IFCE, especialmente no que tange ao fortalecimento de ações que promovam a inclusão educacional e a saúde mental no ambiente acadêmico. O documento institucional reconhece que o processo de ensino e aprendizagem não se dá de forma plena sem considerar os múltiplos fatores biopsicossociais que envolvem os sujeitos da comunidade escolar.
A presença de estudantes com transtornos do comportamento nas unidades de ensino do IFCE é uma realidade. Muitos deles ainda não possuem diagnóstico formal ou encontram barreiras para o pleno exercício de sua cidadania educacional. Além disso, observa-se a necessidade de ampliar o repertório teórico-prático dos servidores sobre como lidar, acolher e apoiar esses estudantes em sua jornada escolar.
A partir desse panorama, o projeto justifica-se como um instrumento de formação e sensibilização da comunidade escolar, promovendo um espaço dialógico para o estudo, reflexão e construção de estratégias de convivência, ensino e cuidado. Com ações mensais entre agosto e dezembro, o ciclo busca consolidar uma cultura institucional de valorização da diversidade e promoção do bem-estar, em consonância com os valores do IFCE e as políticas públicas de educação inclusiva e saúde mental.
Arquivos