Projeto Estratégico #156528
AbertaPERMANÊNCIA E ÊXITO
0%
Diagnóstico da Permanência e Êxito
Plano de Acompanhamento Estudantil
Sistema de Monitoramento de Casos Estudantis
Ações de Acolhimento e Integração
Atendimentos Pedagógicos e Psicossociais
Oficinas, palestras e formações
Campanhas Educativas e Materiais de Divulgação
Relatórios Periódicos de Acompanhamento
Relatório Final do Projeto
Descrição
2.1. Justificativa do Projeto
A permanência e o êxito dos estudantes constituem princípios fundamentais da política educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Cedro, sendo elementos essenciais para garantir a democratização do acesso, a inclusão social e a qualidade da formação ofertada. No entanto, indicadores institucionais têm evidenciado desafios relacionados à evasão, ao baixo rendimento acadêmico e às dificuldades de adaptação dos estudantes aos diferentes níveis e modalidades de ensino.
Esses desafios são influenciados por múltiplos fatores (internos e externos), que incluem aspectos socioeconômicos, limitações no acompanhamento pedagógico, dificuldades de aprendizagem, demandas emocionais e psicológicas, além de dificuldades na articulação entre os setores responsáveis pelo suporte ao estudante.
Diante disso, torna-se imprescindível o desenvolvimento de ações integradas e sistematizadas que promovam o acolhimento, o acompanhamento pedagógico contínuo e o fortalecimento das condições necessárias ao sucesso acadêmico. O presente projeto justifica-se, portanto, pela necessidade de implementar estratégias que contribuam para a redução das taxas de evasão e retenção,
ampliem a participação dos estudantes nas atividades escolares e fortaleçam o vínculo institucional. Além disso, busca-se promover um ambiente inclusivo, motivador e propício à aprendizagem, garantindo que os discentes tenham acesso ao apoio pedagógico, psicossocial e metodológico compatível com suas necessidades.
Assim, o projeto de Permanência e Êxito visa consolidar ações articuladas entre gestão, docentes, técnicos administrativos e estudantes, de modo a assegurar que o IFCE campus Cedro consolide sua função de oferecer educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, apoiando o desenvolvimento integral dos discentes e garantindo condições efetivas para a conclusão de seus cursos com sucesso.
Arquivos